Grendene reforça compromisso com sustentabilidade

Nos últimos dez anos, empresa se empenhou em melhorar processos internos, desenvolver funcionários e engajar comunidades. Agora apresenta os resultados

Nos últimos dez anos, empresa se empenhou em melhorar processos internos, desenvolver funcionários e engajar comunidades. Agora apresenta os resultados desse processo 

Em seu primeiro relatório de sustentabilidade, com metodologia Global Reporting Initiative (GRI), a Grendene apresenta os resultados de uma jornada de dez anos para se melhorar seus processos, reduzir impactos ambientais e reforçar o compromisso com a sociedade. 

Esse comprometimento pode ser visto por meio de desenvolvimento de processos e produtos com menor impacto ambiental ou por meio da preocupação e do respeito com as pessoas, sejam elas colaboradoras ou parte da comunidade, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

“Estamos investindo, aprendendo e trabalhando para resolver questões complexas de forma a contribuir para um futuro melhor para os locais onde atuamos e inspirar pessoas a estarem mais engajadas e cientes das responsabilidades de cada um com o planeta”, afirma Carlos André Carvalho, gerente de Desenvolvimento Sustentável da empresa. 

Por meio da Universidade Grendene, a empresa possui um programa contínuo de educação corporativa acessível a todos os seus quase 18 mil funcionários, garantindo oportunidades iguais de crescimento dentro da empresa. 

Além de ações internas de educação ambiental, o Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável engajou, até o fim de 2019, 2 mil crianças do Ensino Fundamental de Farroupilha (RS) e Sobral (CE) a aplicarem o conceito do 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) a partir de ações práticas para minimizar o desperdício de materiais e produtos, evitando a utilização de recursos não renováveis. 

A Grendene também tem empenhado esforços para reduzir sua pegada ambiental. Por exemplo, não há desperdícios de recursos dentro processo de fabricação. Toda sobra de plástico retorna à linha de produção. A companhia também é exemplo em consumo de água, com uma das menores pegadas hídricas de sua indústria. Entre 2013 e 2019, a empresa reduziu em 27% a utilização de água necessária para a produção de cada par de calçado ou o equivalente a 160 piscinas olímpicas. 

“Nos últimos dez anos, investimos em pesquisa, tecnologias e equipamentos, nos preocupando em primeiro melhorar nossos processos de produção para garantir o menor impacto ao planeta. Temos orgulho dos avanços no momento e da nossa contribuição para o setor”, completa Rudimar Dall’Onder, presidente da Grendene. 

Saiba mais sobre a sustentabilidade na Grendene: http://www.grendene.com.br/sustentabilidade. 

 

Sobre a Grendene 

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. 

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, quatro flagships stores três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres) e uma “Casa Ipanema” (Rio de Janeiro). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.