Guaporé, a Capital da Hospitalidade

Nada melhor do que descobrir o porquê do título indo até Guaporé, onde acontece o último final de semana da 18ª. Mostra Guaporé, a maior feira de joias folheadas e lingerie do sul do Brasil. Quem vem de Guaporé carrega a cidade no coração

Nada melhor do que descobrir o porquê do título indo até Guaporé, onde acontece o último final de semana da 18ª. Mostra Guaporé, a maior feira de joias folheadas e lingerie do sul do Brasil. Quem vem de Guaporé carrega a cidade no coração

 

Este é o último final de semana em que acontece a 18ª. Mostra Guaporé, a maior feira de joias folheadas e lingerie do sul do Brasil, artigos que contribuíram para a fama do local que abriga o conhecido Viaduto do Exército, considerado o maior viaduto ferroviário da América Latina e um dos mais altos do mundo, com 143 metros de altura e 509 metros de comprimento.

Distante aproximadamente 100 quilômetros de Farroupilha, a cidade é destino certo para quem busca boas compras, entretenimento, belezas naturais e cultura, proporcionada, por exemplo, pela presença do viaduto citado.
Há o Cristo, construído em 1967, com 13 metros de altura em um pedestal de sete metros, localizado na montanha mais alta do município, considerado monumento simbólico da comunidade. A visitação é sem custo. 
Das alturas para o chão, há o Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, que oferece área de camping e opções de lazer com parques de recreação infantil, kartódromo e toda a infraestrutura para um passeio em família. O autódromo sediou provas importantes como Fórmula Ford, Stock Car e outras que o tornaram conhecido dentro e fora do país.

Para quem gosta de religiosidade e arquitetura, a Igreja Matriz Santo Antônio tem que constar no roteiro, pois os vitrais e a pintura interna da igreja, que possui estilo gótico, são convite à visitação. A igreja fica aberta até às 19h aos domingos.

 

Compras

Você sabe por que Guaporé tornou-se polo estadual e segundo lugar em âmbito nacional na produção de joias folheadas, com comercialização nacional e internacional? A resposta está na história. Em 1907, a família Pasquali chega a Guaporé trazendo o conhecimento na prestação de serviços de ourivesaria. Em 1909, João Pasquali inaugura sua empresa de ourives, iniciando a fabricação de joias na cidade, gerando emprego, renda e progresso, também trazido pelas atividades do setor coureiro.

Nos anos 90, chega ao município o mercado de moda íntima, conferindo destaque ao local no turismo de compras dentre as demais regiões. Tanto é que durante o ano Guaporé realiza eventos direcionados a este tipo de turismo, tanto para o consumidor final quanto para os lojistas e atacadistas que levam ao município constantes visitantes.
O turismo de compras movimenta diariamente Guaporé. São mais de 150 lojas direto de fábrica e há ainda o Shopping Belas Guaporé, com mais de 60 lojas. Paraíso para quem busca variedade e preço baixo. Não é à toa que o título de Capital da Moda Íntima e Joias Folheadas é dela.

Na abertura da 18ª. Mostra Guaporé, o prefeito da cidade, Valdir Fabris, destacou, em seu pronunciamento, a indústria da confecção e das joias e semijoias, com produtos que geram riqueza, desenvolvimento e qualidade de vida. “Foi das mãos, mentes, empreendedorismo e talento de muitos que nos tornamos únicos. Que nos tornamos referência, que encontramos nossa vocação. Que temos a delicadeza da renda e o brilho do ouro. E nenhum outro município no Brasil e no mundo tem essa característica. Por isso volto a dizer que cidade maravilhosa é Guaporé!  Reunimos a força e a pujança do setor primário, o agronegócio, a base de tudo. Destacamos a indústria. Reunimos entidades, comércio, serviços e principalmente a capacidade de união para fazer a diferença”.  A cidade cujo nome possui origem guarani – segundo informações significa vale deserto ou rio encachoeirado, também oferece atrações típicas de cidades pequenas, já que possui 25 mil habitantes, com predomínio de uma população urbana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indústria e setor agrícola são as fontes de riqueza do lugar que não pode ficar de fora da programação dos farroupilhenses.

Serviço
18ª Mostra Guaporé 
Onde: Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro 
Quando: dias 9,10 e 11 de agosto 
Expositores: mais de 150, distribuídos em 180 espaços 
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa 
Estacionamento: 10,00 por veículo 
Horários: Sexta das 10h às 20h, Sábado das 9h às 20h, Domingo das 9h às 19h
*Fonte: www.guapore.rs.gov.br

 

O que dizem as pessoas que saíram de Guaporé

“É uma cidade muito antiga que por uma época acabou parando no tempo, mas hoje está muito evoluída por ter se tornado um polo de lingerie e semijoias. Faz 32 anos que estou em Farroupilha e até hoje gosto de passear por lá, em suas avenidas largas, com canteiros muito bem cuidados. Tenho amigos lá e sempre é um passeio que vale a pena, principalmente para as mulheres, que gostam muito de fazer compras. O Cristo em cima do morro, o autódromo, enfim, tem muita coisa bonita em Guaporé”.

Carlos Alberto Buratti
Carlão Cabeleireiro

 

“Saí de Guaporé aos 11 anos e morei em diversos lugares, como Caxias do Sul, Curitiba, Porto Alegre, até que voltei a Farroupilha, há mais de 10 anos. Tenho família e amigos em Guaporé e por causa disso normalmente volto uma vez por mês para lá. É rápido e fácil ir para a cidade que eu adoro por ser pequena, bem planejada e muito agradável para levar a família, sem falar que é muito bom fazer compras por lá. Não tem como não aproveitar os preços das lingeries e semijoias de Guaporé. Vale a pena”.

Daniela De Rocco
Fotógrafa

 

“Na época em que vim para Farroupilha, há 40 anos, havia poucas oportunidades de trabalho em Guaporé, que hoje está bem diferente do que era. É uma cidade ótima para morar e trabalhar! Ainda tenho parentes e muitos amigos, pois amizade de infância a gente nunca esquece. Estudei no colégio Scalabrini e Conceição e até joguei no Juventude de lá. Guaporé é limpa e muito organizada, voltaria hoje mesmo para lá, mas fiz minha vida aqui em Farroupilha, lugar que também gosto muito, e tenho uma linda família”.

Edson Paulo Giordani
Representante comercial