Hora de aproveitar as oportunidades

Fabiano Feltrin acredita que mercado imobiliário farroupilhense está constantemente em expansão

Renato Dalzochio Jr.

Continuando com a série sobre investimentos imobiliários, esta semana nosso entrevistado é Fabiano Feltrin, da Feltrin Imóveis. De acordo com ele, o mercado em nossa cidade cresce acima da média, e por isso, existem muitas oportunidades de negócios a serem exploradas. 

O Farroupilha – Quando uma pessoa está interessada em formar parte de sua aposentadoria em investimentos imobiliários, qual a primeira atitude que ela deve tomar e que informações deve-se buscar primeiro?
Fabiano Feltrin – Primeiramente ressaltar que diversificar os investimentos, pensando no futuro e na própria aposentadoria com certeza é um grande acerto, evitando maiores riscos. A história nos mostra que investir em imóveis, sem dúvida é melhor que qualquer outro investimento. A primeira atitude é se informar com empresas do ramo, ou seja, imobiliárias com corretores experientes e que estejam habilitados no CRECI. Em Farroupilha, temos empresas do mais alto nível no setor imobiliário. Empresas com ética, transparência e que sabem orientar corretamente seus clientes. A imobiliária vai estudar o perfil do cliente, ou seja, se ele necessita do retorno do aluguel do imóvel imediatamente ou se ele pensa na valorização do imóvel. Se vai comprar pensando exclusivamente para vender, ou se pretende construir quando a área valorizar, enfim, cada caso dever ser tratado com individualidade.

O Farroupilha – Quais os erros mais comuns que as pessoas cometem?
Fabiano – Comprar apenas por impulso. Também é comum não conferir a documentação, tendo problemas dos mais diversos. Comprar sem acompanhamento de uma empresa especializada, corretor ou de um profissional, pode gerar surpresas desagradáveis. Um terreno por exemplo, pode estar sendo comprado para uma ideia de instalação de uma atividade comercial e o plano diretor não permitir naquela localidade. Existem diversas questões que o cliente possa cometer erros. Outro exemplo é um apartamento ou casa muito antigos que podem dar muita manutenção futura. Mas se tiver acompanhamento com certeza os erros serão evitados.

O Farroupilha – O que as pessoas devem fazer quando não possuem dinheiro suficiente?
Fabiano – Esta é uma questão da maioria dos casos. O Brasil aumentou suas vendas no varejo devido ao crédito. Assim como aconteceu com as lojas de varejo, eletrodomésticos, automóveis, celulares, etc… aconteceu também com o mercado imobiliário. As vendas aumentaram devido aos financiamentos. Se você pode pagar uma prestação de R$ 500 a R$ 800, então porque pagar aluguel se você pode pagar seu próprio imóvel? O estudo do seu orçamento é fundamental para esta decisão. Também é preciso tomar cuidado para não pagar o imóvel a um preço acima do normal praticado, pois somado os juros, o custo do imóvel pode ficar muito acima do mercado. De qualquer forma, a relação aquisição x aluguel, com certeza acaba sendo vantajosa.
Para os investidores também vale à pena o financiamento, pois como comentamos anteriormente, levando em consideração o valor dos imóveis em cidades que crescem em desenvolvimento como Farroupilha, a aquisição de imóveis através do parcelamento ou financiamento acaba sendo vantajosa também.

O Farroupilha – Que fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um bom imóvel?
Fabiano – Preço sempre é a primeira informação que vem na mente dos consumidores. Mas a localização é tão importante quanto o preço. Visão de mercado também é fundamental, pois você pode comprar um terreno num loteamento que num primeiro momento parecia longe, mas com o crescimento da cidade, acaba tendo uma localização privilegiada em pouco tempo. Um apartamento na planta também pode ser um bom negócio, pois geralmente os construtores vendem por um preço menor naquele período de lançamento da obra. Assim você acaba tendo a oportunidade de escolher o melhor apartamento, a melhor orientação solar, etc…
O Farroupilha – Quais os tipos de imóveis mais rentáveis e que fatores indicam que um determinado imóvel pode ser um bom negócio?
Fabiano – Os mais rentáveis são aqueles que estão bem localizados, que estão sempre valorizando e que dão ao proprietário um rendimento mensal através do aluguel acima de 0,5%.
Uma sala comercial térrea, geralmente é um bom negócio com raras exceções. Terrenos também possuem uma valorização interessante a partir do momento em que as áreas lindeiras começam a ser habitadas.

O Farroupilha – Fale a respeito dos bônus e ônus, vantagens e desvantagens de investir em imóveis na planta e imóveis prontos.
Fabiano – Geralmente é vantagem comprar imóveis na planta, pois o cliente tem a oportunidade de fazer modificações ao seu gosto e à sua necessidade, além de poder escolher o acabamento como porcelanato, etc… Também tem que levar em consideração o preço menor quando comprado na planta. A compra de um terreno no lançamento de um loteamento novo, também na maioria dos casos é um bom negócio.
A única recomendação é conferir a documentação, a idoneidade da empresa, o prazo da entrega e o material a ser utilizado na obra, ou seja, o memorial descritivo.

O Farroupilha – Atualmente como se encontra o setor imobiliário em nossa cidade?
Fabiano – O mercado imobiliário em Farroupilha cresce acima da média de outras cidades. Estamos carentes de novos loteamentos, de novos empreendimentos residenciais, principalmente de apartamentos pequenos de um e dois dormitórios. Farroupilha carece de apartamentos tipo JK, Studio, ou seja de apenas um dormitório com sala e cozinha integrada. Além da grande demanda que é loteamento com casas acessíveis.
Faltam imóveis para indústrias. Pavilhões para indústria estão em falta também. Áreas exclusivas para indústria podem ser uma boa ideia, na forma de condomínio. É uma necessidade imediata. Muitas empresas estão procurando Farroupilha para instalar seus negócios, mas não temos áreas para eles.
A Feltrin está trabalhando em três novos empreendimentos: Um deles é um centro comercial com 19 lojas no centro da cidade. O segundo é um bairro planejado com aproximadamente 500 terrenos. Estamos iniciando as pesquisas com clientes para vermos quais as demandas e necessidades. Já detectamos que a maioria quer área de lazer, ou seja, piscina, quiosques, churrasqueiras ao ar livre. O terceiro empreendimento é uma área exclusiva para indústrias. Enfim, ficamos felizes por termos tantos nichos de mercado para trabalhar e uma cidade que cresce a cada dia que passa.