Inadimplência do consumidor tem alta em 2011

A inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 21,5% em relação ao ano anterior, informou na última terça (10) a Serasa Experian.

A inadimplência do consumidor brasileiro cresceu 21,5% em relação ao ano anterior, informou na última terça (10) a Serasa Experian. Esse é o maior nível de aumento desde 2002, quando o Indicador cresceu 24,7% em relação a 2001.
Em nota divulgada, a Serasa Experian atribui a ampliação da inadimplência em 2011 ao aumento da inflação, que reduziu o rendimento do trabalhador e aos juros elevados mantidos durante a maior parte do ano passado e que reduziram a capacidade de pagamento de dívidas pelo consumidor.

Em Farroupilha a situação não é diferente. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Farroupilha (Sindilojas), Cladir Bono, em 2010 Farroupilha estava com 68% da população endividada. Em 2011, diminuiu para 66%. Mesmo com a melhora, o percentual continua significativo. “Melhorou um pouco, mas continua alto. Ainda assim preocupa. De cada 100 famílias, 66 são endividadas. São pessoas que vão saindo do mercado ativo”.