Lojas Colombo – 61 anos de superação e expansão
No próximo 30 de novembro, a Lojas Colombo completa 61 anos de vida e seu fundador, ao lado do vice-presidente, e neto, Carlos Eduardo Colombo, divide não apenas a maneira como a rede de varejo superou o inesperado trazido pela pandemia, mas o princípio que possibilita as frequentes conquistas
Sobreviver a 2020 foi e está sendo um desafio. Em um cenário caótico provocado pela pandemia, empresas sólidas mostram não apenas superação, mas expansão. Sem sair dos limites do nosso município, encontramos exemplos. Lojas Colombo, que no mais difícil dos períodos projeta fechar um ano positivo e mais: com a abertura de dois novos segmentos de negócios, a Colombo Cred e a Colombo Casa Pet.
O segredo? Não é segredo, é princípio, transmitido pelo seu fundador Sr. Adelino Colombo e seguido pelo grupo, especialmente pelo vice-presidente e neto, Carlos Eduardo Colombo. “Reinvestir o que geramos de capital na própria empresa. Graças a todos estes anos que o senhor Colombo reaplicou todo o dinheiro dentro da empresa, conseguimos enfrentar a pandemia de uma forma mais segura. Esse é o nosso maior princípio: manter a empresa capitalizada e rentável. Por consequência priorizamos as pessoas. Empresa sólida, pessoas sólidas”, diz o vice-presidente.
Segundo o empresário, as estratégias do grupo contaram com a antecipação dos projetos de tecnologia, que disponibilizaram as ferramentas necessárias para o enfrentamento sem demissões de colaboradores e sem jornada reduzida, e com a repactuação de negociações com fornecedores.
Colombo Cred e Colombo Casa Pet
Com 244 lojas espalhadas no Sul e um e-commerce consolidado no país inteiro, o fundador do grupo, prestes a completar 90 anos em dezembro, ressalta também os bons negócios firmados em meio à pandemia. “Compramos parte de uma financeira e estamos estruturando a Colombo Cred. Abrimos a primeira loja de produtos financeiros em Santa Maria e em janeiro vamos abrir outra em Porto Alegre”, conta senhor Colombo.
Além disso, a Colombo Casa Pet, outro segmento conquistado, abriu quatro lojas – em Passo Fundo, Esteio, Santa Cruz do Sul e Bagé. “Estamos olhando com carinho para este segmento porque o Brasil ocupa o segundo lugar no mercado pet”, acrescenta Carlos Eduardo.
Os empresários, lado a lado, compartilham o cotidiano profissional. Senhor Colombo, incansável e ainda visitando presencialmente as lojas da sua rede – na véspera da entrevista ambos estiveram em Livramento, na fronteira do Estado – experimenta a confiança da natural sucessão que se apresenta para o grupo que completa 61 anos de existência no próximo dia 30 de novembro.
Futuro
“A maior dificuldade deste ano é planejar o ano que vem. 2021 vai ser o ano de arrumar a casa, pois estamos investindo muito fortemente na revitalização das nossas lojas e vamos implantar um programa de qualidade de atendimento, para sermos referência nisso. Vamos qualificar o que temos”, anuncia o vice-presidente, que ainda entrega que os descontos da Black Friday de hoje estão planejados desde maio.
Se o futuro se apresenta com muito trabalho, também recebe a dose inabalável do otimismo do fundador do grupo. “Acredito no país e sei que vamos vencer a pandemia e resolver nossos problemas”, afirma senhor Colombo.
Com o prognóstico positivo, oriundo de muito trabalho, a grande rede de varejo vai continuar cuidando de tudo o que conquistou ao longo destas seis décadas de atuação.
Nos planos do jovem vice-presidente de 38 anos a continuidade dos negócios iniciados pelo avô e a fidelidade ao aprendizado adquirido sobre “gastar da maneira correta”. “O compromisso da geração mais nova é o de respeitar e brigar para levar este legado adiante. O covarde nunca tenta e o corajoso nunca desiste”, conclui Carlos Eduardo, mostrando um pouco da força que carrega em seu DNA.