Os 30 anos da Benjamim Estofados
Empresa familiar liderada por Nelci Benjamim Bet e Teresinha Verona Bet tem em sua história uma trajetória de perseverança e muito trabalho

ROBERTO FERRARI
| Especial
A história de uma empresa pode ser contada de muitas formas. Números, gráficos, opiniões de terceiros… Mas, tal como diz no ditado popular o olho do dono é que engorda o gado, conversamos diretamente com o Nelci Benjamim Bet, proprietário da Benjamim Estofados, que neste 24 de setembro completou 30 anos de existência.
Conforme conta o empresário, o empreendimento começou pequeno, lá em 1987, no porão de seu irmão, no bairro Medianeira. Naquele tempo, Benjamim trabalhava estritamente com concertos e reformas de estofados de veículos e sofás de uso residencial. A estrutura do ambiente de trabalho também era simples, sendo a porta que dava acesso ao local de trabalho feita com as sobras de madeira utilizadas. Lembro que um fiscal da prefeitura veio vistoriar o ambiente e questionou o porquê de não ter um banheiro na empresa. Como eu morava perto dali, nem tinha percebido esse detalhe. Tive que providenciar. A sorte que naquela época as leis eram mais flexíveis.
Outro fato inusitado dos primeiros anos foi quando um senhor chegou ao local para solicitar um serviço. Eu era jovem, com 21 anos, e este senhor pediu para falar com o meu pai, pois queria um orçamento. De início eu não tinha entendido o motivo, já que meu pai nem trabalhava comigo. Aí fui entender que não tinha ficado claro que eu era o dono da empresa, por conta de parecer muito novo. Encarei essa situação com serenidade e conquistei o voto de confiança, conseguindo o cliente, recorda.
Consolidação
O crescimento da empresa foi gradual, aos poucos. A dificuldade de gerar receita num período de inflação descomunal, tal como foi no final dos anos 80, exigiu muito jogo de cintura. Ou, como o próprio Benjamin sintetiza: foi preciso muita teimosia e perseverança.
Do então porão no Medianeira, de 50m2, a empresa se mudou para um novo espaço, no Vicentina, de 150m2, em 1995. Ali a demanda de trabalho aumentou consideravelmente. Mas a ascensão, de fato, ocorreu durante a gestão do prefeito Avelino Maggioni, com a criação do loteamento industrial junto da Rodovia dos Romeiros. O empreendimento passou a funcionar em local estratégico e, num pavilhão próprio, teve as condições necessárias para ampliar sua área de serviço: passou também a desenvolver e fabricar estofados.
Para criar a nova clientela, a aposta foram as feiras deste segmento em Porto Alegre. A aceitação foi grande, mas mesmo assim tais eventos não comportavam a capacidade de produção da empresa. Logo, foi preciso criar uma nova estratégia: ao invés de vender diretamente ao consumidor final, o negócio seria atender outras lojas.
Nesse sentido, a Movelsul, em Bento Gonçalves, serviu de palco para este posicionamento. E também rendeu resultados satisfatórios, tanto que hoje a empresa é referência no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com o seu carro-chefe: o sofá retrátil.
Hoje, com 22 colaboradores, a Benjamin Estofados soma três décadas de muitas realizações. E como o próprio proprietário faz questão de enfatizar, o gosto pela função e a perseverança foram determinantes para poder soprar as trinta velinhas com satisfação. Fico feliz por ter sido tão perseverante, tão teimoso nessa caminhada. Olhando toda a nossa trajetória posso me considerar um vencedor. A empresa completa 30 anos sólidos, de muito trabalho, conclui.
