Programa Nota Farroupilha emite primeira nota fiscal de serviços
Novo serviço acaba com a burocracia diária e permite ao cidadão ter redução no IPTU
Foi emitida na última terça, (1) no saguão da Prefeitura Municipal, a primeira nota oficial do programa Nota Farroupilha, pela empresa Amiga Informática. O diretor da empresa, Elói Pellizzari, disse que esse novo serviço é muito interessante. “A gente acaba com todos os blocos, todo o papel e passamos a emitir via computador. Ou seja, tu faz ela e pode mandar por e-mail. Fica mais ágil, mais prático. A contabilidade não vai ter que ficar guardando documentação, montando volume”.
Para Pellizzari, o programa vai ser interessante também para o consumidor, pois ele vai ter o registro da nota fiscal no seu CPF. “A campanha vai chamar o consumidor para pedir mais notas. Isso é importante para o município”.
Como funciona a Nota Farroupilha
Por meio de um sistema de nota fiscal eletrônica, o consumidor poderá, a cada aquisição de prestação de serviços, acumular créditos para abater no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Basta registrar o CPF na nota fiscal, e a cada compra, acumular créditos que dão desconto para o imposto anual.
O cidadão deverá solicitar sua nota de prestação de serviço e solicitar a inclusão de seu CPF. Essas notas irão abater no pagamento do IPTU, sendo possível obter desconto de até 50% do valor.
Para o abatimento no IPTU não é necessário ser proprietário do imóvel. O crédito será consentido a partir de cadastramento a ser realizado no site da prefeitura.
O programa de crédito fiscal tem validade a partir do IPTU de 2012 utilizando as notas fiscais de serviços de papel emitidas de novembro de 2010 a outubro de 2011 e a eletrônica emitida até novembro de 2011.