RGE registra economia de 0,24% com horário de verão
Dieverson Colombo Durante o horário de verão, que acabou no último sábado, a Rio Grande Energia (RGE) registrou redução de
Dieverson Colombo
Durante o horário de verão, que acabou no último sábado, a Rio Grande Energia (RGE) registrou redução de 0,24% em sua área de concessão. A concessionária registrou também uma diminuição de 4,75% na demanda do horário de pico.
Essa economia corresponde à 9.015 MWh, quantidade suficiente para atender uma cidade como Caxias do Sul por três dias.
O último horário de verão teve duração de 133 dias. O sucesso dessa medida se deve pela aceitação da população, uma vez que a mudança contribuiu para o lazer, a economia e para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior. Com maior aproveitamento da luz natural, já que essa hora a mais deixa o dia mais longo, fazendo essa economia ser possível.
Horário de verão no Brasil
O horário de verão aconteceu pela primeira vez em 1931, mas de forma consecutiva, a medida acontece há 25 anos. Esta é a 38º edição do horário de verão no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.