Senado aprova duas operações de crédito do Rio Grande do Sul
O Senado aprovou nesta semana, em Brasília, duas operações de crédito para o Rio Grande do Sul. A primeira é
O Senado aprovou nesta semana, em Brasília, duas operações de crédito para o Rio Grande do Sul. A primeira é destinada ao Programa de Desenvolvimento do Estado, com vistas à Consolidação Fiscal do Rio Grande do Sul (Proconfis) e à garantia de recursos para investimento no valor de US$ 280 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial). A segunda, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), se destina ao Programa de Oportunidades e Direitos (POD), no valor de US$ 50 milhões.
Solicitada pela Presidência da República, a análise das operações na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado foi positiva. Conforme o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, o financiamento passou por rigoroso exame do Banco Mundial – não só pelo mérito, mas pela capacidade de pagamento do Estado -, além das instâncias técnicas do Governo Federal, devendo agora ser remetido com urgência para aprovação no Senado.
Após a aprovação no plenário, o governador Tarso Genro deve assinar os pedidos de empréstimo junto aos bancos, permitindo que os recursos entrem no caixa do Estado. Isso deve ocorrer nos próximos 30 dias, destaca Tonollier, que acompanhou a votação em Brasília.
Confira todos os detalhes na edição impressa desta sexta-feira.