Soprano fortalece compromisso social com ações que impactam comunidades e promovem desenvolvimento humano

Empresa de Farroupilha aposta em educação, voluntariado e apoio comunitário como pilares para construir um futuro mais justo e sustentável

Mais do que oferecer soluções em acesso, energia e bem-estar, a Soprano entende que seu papel na sociedade vai além dos negócios. Desde 2024, após as enchentes que impactaram fortemente o estado do Rio Grande do Sul, a empresa consolidou sua atuação com a criação do Comitê de Solidariedade, que marcou o início de uma nova etapa no engajamento com ações sociais concretas e de impacto coletivo. Ao longo do último ano, o Comitê mobilizou colaboradores, parceiros e comunidades em diversas frentes. As ações abrangeram desde a destinação de doações a famílias atingidas pelas chuvas — incluindo apoio na limpeza, reestruturação de escolas e hospitais e reconstrução de cidades — até campanhas internas de arrecadação de alimentos, agasalhos, materiais escolares e itens de higiene.

Com o engajamento da equipe e o foco no bem-estar coletivo, essas iniciativas ampliaram a presença social da Soprano em momentos de grande vulnerabilidade. Entre as ações, estão a destinação de mais de R$ 2 milhões em recursos próprios a iniciativas sociais, como a construção de 13 casas mobiliadas para famílias desabrigadas em Muçum, em parceria com o Grupo Front, e a revitalização completa da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, viabilizada junto aos Arquitetos Voluntários e Instituto SouDeFazer. A empresa também patrocinou a primeira ação de 2025 da DU99, que recuperou a estrutura da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira, garantindo melhores condições de ensino para centenas de estudantes. 

Ainda, a empresa mantém iniciativas estruturantes por meio do Instituto Adelino Miotti (IAM), centro de formação pessoal e profissional voltado a jovens entre 16 e 18 anos. Desde sua criação, em 2011, o Instituto já formou mais de 120 jovens, muitos dos quais foram encaminhados ao mercado de trabalho por meio do Programa Recriar. O IAM trabalha com foco em educação, cidadania e inclusão, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa. A atuação da Soprano também inclui ações contínuas em prol da saúde e do voluntariado, como a Campanha de Doação de Sangue e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que promovem cuidado com os colaboradores e a valorização da vida dentro e fora do ambiente corporativo.

Com um ano desde o início de sua atuação sistematizada no campo social por meio do Comitê de Solidariedade, a Soprano reafirma que sua responsabilidade com a sociedade é um pilar essencial do seu modelo de gestão. “Seguimos comprometidos em contribuir ativamente com a reconstrução do estado e, principalmente, com o apoio às pessoas mais impactadas. Nosso trabalho vai além da resposta emergencial: investimos no desenvolvimento social por meio de ações estruturantes, com foco especial na educação e na formação de jovens. Acreditamos que transformar realidades é parte da nossa responsabilidade como empresa. Estar presente nas comunidades onde atuamos é um valor que seguimos colocando em prática todos os dias”, aponta o vice-presidente da Soprano e membro do Comitê de Solidariedade, Paulo Roberto Sachett.

Outras ações sociais importantes já estão no calendário da Soprano. A próxima será no dia 31 de maio, onde a Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto, em Porto Alegre receberá 40 voluntários da empresa que realizarão trabalhos envolvendo pintura, montagem de móveis, paisagismo e limpeza, entre outros.  A marca também está presente no patrocínio na Feijoada Solidária, promovida pelo Instituto Combustível da Vida (ICV), da empresa RodOil, que será no dia 14 de junho, no Samuara Hotel. Com iniciativas que unem empatia, responsabilidade e ação, a Soprano reafirma seu propósito de construir um futuro mais humano, sustentável e acolhedor — transformando realidades e inspirando atitudes conscientes em todas as esferas em que atua.