Tramontina Farroupilha comemora 50 anos em 2021

O ano era 1971, quando os empresários Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon visionaram um novo mercado consumidor para produtos

O ano era 1971, quando os empresários Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon visionaram um novo mercado consumidor para produtos de utilidades domésticas com produção mais apurada, alternativa diante dos itens de apelo popular fabricados na época. Para levar o projeto adiante, contaram com o engenheiro italiano sonhador, Mario Bianchi, que viria a ser o diretor conselheiro do novo empreendimento de 1974 a 2016. Dessa parceria surge a fábrica Tramontina Farroupilha – a quarta na ordem de formação do grupo industrial que conta com dez unidades no país.

Qualidade, produtividade, meio ambiente e segurança no trabalho: eis os quatro pilares da unidade no Distrito Industrial que alcança, em 2021, 50 anos de história. O principal objetivo da Tramontina ao montar a fábrica em Farroupilha era aproveitar as oportunidades do mercado de talheres de aço inox monobloco. Entretanto, os primeiros produtos que saíram da unidade foram as baixelas, com produção simples, resultados de encher os olhos e que fazem parte do mix até hoje, surpreendendo com elegância, funcionalidade e sofisticação.

A unidade permitiu à empresa crescer com itens diferenciados de aço inox em alto brilho, entre talheres, panelas e utensílios para servir. “Até então, a marca era conhecida pelos talheres com cabos de madeira ou de plástico. Fabricá-los a partir de monoblocos de aço inox foi um verdadeiro salto de qualidade e ampliação de mercado. Foi o início rumo ao posto de especialistas na produção de utensílios em inox, consolidado pela Tramontina Farroupilha”, comenta Clovis Tramontina, Presidente do Conselho de Administração. 

Em 1978, a unidade passou a investir também em panelas de mesmo material, sendo a Panela Solar a primeira e grande impulsionadora de vendas ainda hoje. A receptividade aumentou ainda mais quando a marca passou a oferecer o prazo de garantia de 25 anos a partir do primeiro uso. Outra grande inovação no segmento foi o fundo triplo da panela, formado por uma camada de alumínio entre as camadas de aço inox, que distribui melhor o calor e proporciona cozimento rápido e uniforme, economizando tempo e energia. 

Desde o primeiro lançamento, mais de 50 milhões de panelas já circularam no mercado, todas feitas na fábrica da Tramontina em Farroupilha. Os diferentes modelos se adequam a todo tipo de preparo –  dos simples pratos caseiros até receitas dos profissionais. Com um sistema integrado que otimiza a fabricação de 400 mil panelas em aço inox por mês – 1.000 panelas por hora nessa unidade -, a marca atende ao crescimento da demanda pelos utensílios feitos desse material. 

A Tramontina Farroupilha prima não só pelos melhores processos de fabricação, mas também por espaços seguros, limpos e organizados. Do cuidado com as pessoas desde o início – hoje mais de 700 funcionários – nasceu uma fábrica super moderna, capaz de crescer e se reinventar. Cada demanda gera uma nova conquista: a ampliação da fabricação de talheres; a construção de um novo prédio para a produção; a inauguração de um armazém automatizado, inédito na região; e, mais recentemente, o lançamento da Linha Grano, que apresenta o eficiente fundo triplo em todo o corpo da panela; e a linha completa de equipamentos para cozinhas profissionais da linha América.

A fábrica segue como única fabricante de panelas de aço inox da América Latina e deve expandir sua produção para mais de 500 mil panelas por mês, a fim de atender o mercado interno e externo em ascensão. 

 

Sustentabilidade no DNA do negócio

A Tramontina Farroupilha, assim como as demais fábricas do grupo, trabalha com a gestão dos recursos que, além do ganho sustentável, garantem a continuidade do negócio. A fábrica sempre trabalhou com a valorização dos ambientes interno e externos, com a natureza exuberante da serra gaúcha. O legado deixado pelo engenheiro e fundador Mario Bianchi, que faleceu em 2016, ajudou a implantar nos demais funcionários uma sensibilidade sobre o tema. Esse cuidado faz parte do DNA da Tramontina Farroupilha e é representado também no amplo projeto institucional de desenvolvimento sustentável do grupo, o Tramontina Transforma. 

Entre as ações sustentáveis destacam-se: 1) o melhor aproveitamento da chapa de aço para redução de sucata – hoje 74% do aço inox é transformado em produto e o restante retorna para o fornecedor que utiliza tecnologias para aproveitar a sucata na transformação do aço; 2) a coleta e aproveitamento da água da chuva em substituição a água captada nos poços, além do reúso da água tratada para lavagem de peças, sistema de resfriamentos e descarga; 3) o tratamento de todo efluente gerado e reuso; 4) a separação dos resíduos de acordo com o tipo e periculosidade; 5) embalagens 100% recicláveis, feitas também com materiais reciclado; e 6) envio do óleo lubrificante usado das máquinas para que a indústria petroquímica refine novamente.

“O foco principal dessas ações é a preservação do meio ambiente. Por meio delas, conseguimos garantir que muitos recursos sejam preservados para gerações futuras, além de manter a melhoria contínua de nosso negócio, sempre em busca de soluções sustentáveis”, afirma Lourival Dalmás, Diretor Administrativo e Financeiro. O esforço é compartilhado entre os funcionários da unidade, que também são conscientizados sobre a importância da preservação. Assim, toda a comunidade é envolvida nas boas práticas com o meio ambiente e na missão sustentada pela Tramontina de fazer bonito sempre.