Um balanço de 2011
Prefeito Baretta diz que 2011 foi um ano positivo e que 2012 vai ser o melhor ano de seu governo
Dieverson Colombo
Em ano de eleição, o prefeito Ademir Baretta (PMDB) garante que será o melhor ano do governo. Várias obras serão anunciadas nos próximos dias. Baretta destaca 2011 como um ano altamente positivo e fala de obras como o Salto Ventoso, a situação do Nova Itália. Confira a entrevista com Ademir Baretta.
Jornal O Farroupilha: Que avaliação o senhor faz do ano de 2011?
Ademir Baretta: Um ano altamente positivo. Por que no nosso plano de governo nós sempre dizíamos que íamos fazer o melhor governo da história de Farroupilha. E que nesse melhor governo o ser humano estaria em primeiro lugar. A confirmação se dá no final desse terceiro ano de governo quando pela primeira vez na história nós obtivemos o segundo melhor posto de classificação em qualidade de vida no RS. Nunca antes ocorrido na história. Então, o cidadão cresceu. Quando nós vemos através do crescimento no ranking do estado, que éramos o 22º município da economia do estado e passamos ao 19º, é porque a cidade cresceu. De nada adianta ter um governo que promova o crescimento da cidade sem promover o crescimento do cidadão. A cidade cresceu e o cidadão do município cresceu para o segundo lugar quando são avaliados quatro pontos: geração de emprego e renda, saúde e educação. Quem cresceu nesses quatro pontos foi o cidadão. A evolução na atração de empresas, a geração na qualificação, a geração na vinda do Instituto Federal para Farroupilha. Mas acima de tudo quando nós vemos construção de escolas, construção de postos de saúde, ampliação. Quando nós vemos grandes empresas vindo investir e atraída por essa política de atração de Farroupilha temos que dizer que foi um ano fantástico e um dos melhores anos da história, com certeza.
O Farroupilha: Tem algum ponto negativo? Algo que poderia melhorar?
Baretta: Faltaram algumas obras. Mas a obra não aumenta a qualidade de vida e também não nos daria o crescimento no ranking que nos deu. A partir desse crescimento nós vamos investir em obras também. E acho que o próximo ano será um ano onde nós teremos definitivamente uma avalanche de obras.
O Farroupilha: No que consiste essa avalanche de obras? O que vai ser concluído esse ano?
Baretta: Nós estamos ainda fazendo um estudo, detalhando tudo isso. Estamos analisando com nossa equipe de governo. E vamos fazer um anúncio possivelmente até o final do mês e nós vamos anunciar quais serão essas obras.
O Farroupilha: O senhor disse que iria esperar até o final do ano (2011) para definir a situação do Nova Itália. Agora, como está?
Baretta: Estamos em contato com o empreendedor e vendo a possibilidade dele readaptar o projeto e estamos aguardando para recebermos uma nova proposta do empreendedor.
O Farroupilha: Vocês tentaram contato com o Juan Speche?
Baretta: Sim. Conseguimos. Nós damos a ele mais um prazo para ver a possibilidade de readaptar o projeto.
O Farroupilha: O Pró-Saúde foi muito questionado nos últimos dias sobre sua verdadeira função. Esclareça para nós. Qual a função do Pró-Saúde?
Baretta: Nós não investimos nenhum centavo no Pró-Saúde. Nós contratamos serviços do Pró-Saúde. Nós contratamos todas as ações de saúde, nós contratamos o Pró-Saúde. As ações de limpeza da cidade nós contratamos à Farroupilha Ambiental. Nas ações de manutenção do embelezamento nós contratamos uma floricultura. Não existe um investimento. Existe contratação de serviço. O Pró-Saúde é uma empresa que presta serviços para a Prefeitura. Assim como dentro de algumas empresas do setor privado, o Círculo Operário presta serviços. Em outras empresas a Unimed, a Coodonto. Para a Prefeitura a Associação Farroupilhense Pró-Saúde presta serviços. É uma organização social sem fins lucrativos criada para prestar serviço.
O Farroupilha: Um político da cidade disse que tem gravado que há uns dois anos o senhor afirmou ter gasto com segurança em torno de 700 mil reais e que isto não foi comprovado. Onde foi gasto esse dinheiro?
Baretta: Acho que quem tem que prestar contas para a comunidade é o MOCOVI que recebe recursos e ver o quanto efetivamente é gasto. Nós temos prestações de contas a cada quadrimestre e os números estão lá.
O Farroupilha: Esse dinheiro foi repassado ao MOCOVI?
Baretta: Para o Mocovi, o Sindilojas, associações comunitárias. São dezenas de parcerias que o município tem na área de segurança. Nós temos como comportamento a vida inteira falarmos a verdade e mostrarmos os números através das prestações de contas.
O Farroupilha: Investimentos em cultura. A administração Baretta ainda pensa em construir uma casa de cultura na cidade?
Baretta: Não faz parte nesse primeiro momento de um projeto. Nós temos bastante ações culturais. O Entrai é uma ação cultural. A Semana Farroupilha é um evento cultural. A Semana do Livro é um evento cultural. As ações desenvolvidas dentro da Biblioteca Pública Municipal são ações culturais. Não que necessariamente tenhamos que ter o prédio. As ações culturais existem.
O Farroupilha: UTI Neo Natal. Como está a situação?
Baretta: Será construída.
O Farroupilha: Um médico da cidade disse que tem uma sala de parto inaugurada há um ano e não foi feita nenhuma cesariana e não tem profissionais qualificados. Isso é verdade?
Baretta: Essa questão é do Hospital. Do Hospital também nós compramos serviço através de recursos e não temos a gerência do Hospital.
O Farroupilha: Sobre a RSC 453. Alguma novidade?
Baretta: Estamos aguardando a sugestão técnica que foi proposta pelo secretário estadual de Infraestrutura que repassaria para o município e para a CICS uma proposta. Estamos aguardando. O prazo que o Beto Albuquerque tinha dado no jantar da CICS era o dia 5 de dezembro.
O Farroupilha: Em relação ao Salto Ventoso. Foi concluído os 2,5 km. A pretensão é concluir até lá?
Baretta: Continuar a obra.
O Farroupilha: O orçamento municipal gerou bastante discussão sobre onde estariam sendo investidos os recursos. Tem algum lugar que comprove onde está sendo investido?
Baretta: Prestações de contas a cada quadrimestre. De forma pública. No portal da transparência da Prefeitura pode se encontrar.
O Farroupilha: Quais as expectativas para esse ano?
Baretta: Será o melhor ano do nosso governo.