Uma feira para quem busca resultados

Promovida pelo Simplás, a Plastech objetiva a divulgação das empresas,
produtos, equipamentos e serviços, bem como a realização de bons negócios

O parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, concentra até esta sexta-feira, dia 19, muitas das maiores e mais importantes marcas que compreendem a cadeia produtiva do segmento plástico. A Plastech Brasil já se tornou uma referência e em sua terceira edição a expectativa da organização é de reunir um público de 25 mil visitantes, abrangendo os segmentos de interesse do setor, reunindo empresários, técnicos, administradores, compradores, estudantes e entidades de classe ligadas ao plástico.

Desde sua idealização, os organizadores da Plastech buscaram oportunizar um evento organizado diretamente pelos próprios empresários que vivem o dia a dia do segmento plástico. A preocupação em proporcionar investimentos minimizados para a locação de espaços, serviços diferenciados e principalmente, a oportunidade para a realização de negócios, são constantes independente de tamanho e de onde estão localizadas as empresas expositoras, seja no país ou exterior.

A primeira edição, em julho de 2007, contou com 150 empresas expositoras que apresentaram mais de 250 marcas e um público de 11 mil pessoas. Em julho de 2009, na segunda edição, os números apresentaram um crescimento significativo, considerando principalmente o momento econômico que antecedeu o evento. Foram 220 expositores e 18 mil visitantes

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, Simplás, a feira conta, nesta edição com mais de 700 marcas em exposição envolvendo matérias-primas e produtos básicos, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, transformadores de plástico e projetos técnicos, serviços, publicações técnicas, entidades e instituições, entre outros.

A Plastech Brasil conta com especial apoio do Sinplast/RS – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul, e do Simplavi – Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos-, de Bento Gonçalves. A feira também tem o apoio das principais entidades representativas da cadeia petroquímica-plástica do país – Abiplast, Abief, Abmaco, Abimaq, Adirplast, Abimei, Siresp, INP e também da Fiergs, do Simecs, da CIC e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Conforme o presidente do Simplás, Orlando Marin, os organizadores se empenharam ao máximo para que essa edição superasse as expectativas. Em entrevista ao jornal O Farroupilha, o presidente comenta:

Jornal O Farroupilha: Qual a expectativa do Simplás com a Plastech 2011?

Orlando Marin: Muito positiva. Iniciamos a Plastech Brasil em 2007, em meio a muitas dificuldades, as quais foram sendo vencidas uma a uma e hoje em 2011, com a terceira edição podemos considerá-la consolidada.

JF: O número de expositores vem crescendo significativamente a cada edição da feira, como o senhor avalia esse crescimento?

OM: Positivo, isto nos indica que o caminho trilhado pela Plastech nas últimas edições foi o correto e continuaremos trabalhando para ampliá-la nas próximas edições.

JF: A participação de empresas de Farroupilha na feira é grande. Qual a representatividade do município hoje no segmento de plástico?

OM: A representatividade das empresas de Farroupilha no segmento plástico é muito grande. Farroupilha tem sido a cidade onde o número de empresas novas tem atingido o maior percentual da região. Além da quantidade de empresas novas, o fator diversificação tem sido notado, pois muitos produtos e processos aparecem na cidade de Farroupilha.

JF: Como o Senhor avalia o momento atual vivido pelo segmento do plástico?

OM: Segue um ano positivo com muita melhora nos processos internos, na tecnologia e na formação da mão de obra, porém, com bastante apreensão devido aos acontecimentos econômicos externos que acabaram influenciando na economia domestica.

JF: Novidades desta edição da Plastech Brasil?

OM:Nossas novidades são muitas. A feira conta com a apresentação de máquinas de injeção de plástico de grande porte, sistemas de conexão de moldes para troca rápida etc. Avançamos muito também com a utilização da informática para auto-cadastramento dos expositores e público visitante, todos feitos diretamente via internet.

O cartão do Clube do Expositor permanece sendo uma novidade, pois permite a obtenção de descontos de até 20% em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos durante o período do evento. Também foram criadas novas opções de transfers entre aeroportos e hotéis até a feira.

Nosso tradicional jantar dos expositores teve o patrocínio da Petroquímica Braskem.

Nossa obrigação como entidade representativa de mais de 450 empresas é de continuar melhorando os nossos serviços, aprimorando nossas ações, aumentando a satisfação de nossos associados e com nossas parcerias aqui representadas, ampliando ainda mais a marca Plastech no cenário nacional do plástico.