Balcão do Trabalhador forma mais 26 alunos
O Balcão do Trabalhador, localizado junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania oferece diversos cursos de qualificação profissional, todos totalmente gratuitos
Tatiane De Bastiani
Na última semana, dia 25 de janeiro, mais 26 pessoas concluíram o curso de Leitura e Interpretação de Desenho (LID) oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através do Balcão do Trabalhador. Esta foi a primeira turma formada pela secretaria neste ano.
O Balcão do Trabalhador já ofereceu diversos cursos como Auxiliar Administrativo, Corte e Costura, Mecânica em Automóveis, Mulheres na Construção Civil, Informática Básica, Telemarketing de Cobranças e Vendas e LID. As pessoas interessadas podem cadastrar-se pelo próprio Balcão e os cursos são inteiramente gratuitos.
Ao todo, cerca de 700 alunos formam-se todos os anos por projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Somando-se os últimos três anos, foram mais de 1.600 formandos em cursos de qualificação profissional, nas mais diversas áreas.
Através da secretaria também é oferecido o projeto ProJovem Adolescente que atende jovens da faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente beneficiários do auxílio Bolsa Família. Para este ano, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Isabel Rossetti, ainda não soube informar se o projeto será realizado, pois segundo ela, os jovens preferem ser encaminhados diretamente ao Programa do SENAC, Jovem aprendiz, onde além do curso, há remuneração.
A mesma secretaria também está coordenando o Programa Mulheres Mil, criado pelo governo federal e que pela primeira vez será oferecido aqui no município, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – núcleo de Farroupilha. Cerca de 100 mulheres aprenderão Modelagem e Costura através do Programa e também terão inclusos, transporte e alimentação, gratuitos. Outro projeto, o Rumo Certo, desenvolvido pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMEC), recebe parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Todos estes cursos são destinados às pessoas de baixa renda, mas às vezes, os requisitos mínimos, como escolaridade fundamental, por exemplo, acaba excluindo pessoas da lista de candidatos. Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), estas pessoas recebem assistencialismo constituindo oficinas de trabalho e aprendizado. São oferecidos cursos de artesanato, culinária, manicure e pinturas diversas, todos com materiais inclusos. Os produtos produzidos ficam para os próprios alunos, que podem após, comercializá-los.
Segundo a secretária Maria Isabel, o intuito maior é de oportunizar o crescimento pessoal destes alunos. “Através dos cursos, os alunos podem trabalhar no que tem interesse, além de terem mais qualidade de vida e realização pessoal. Costumamos dizer aos formandos: que este possa ser o primeiro, mas não o seu último curso. Para se ter um bom salário, tem que ter conhecimento, esta é a chave do sucesso”, analisa.
Aprendizado Interno
Pelo menos duas vezes durante o ano, toda a equipe de técnicos da secretaria e os demais profissionais da rede municipal de assistência, como o Conselho Tutelar, Casa Lar Padre Oscar Bertoldo, CREAS I e II e demais entidades, realizam cursos de capacitação, normalmente oferecidos pela Universidade de Caxias do Sul e promovidos pela própria secretaria de Assistência Social e Cidadania.
Parcerias
Para a realização destes cursos, a secretaria mantém parcerias com algumas escolas e empresas. Entre elas estão a Parceiros – Escola Profissionalizante, o IFRS, o Senae, o Senac e a empresa BL Cobranças de Caxias do Sul. Demais empresas ou entidades interessadas em firmar parceria com a secretaria, basta entrar em contato com a mesma através do telefone: 3268 3211 ou pelo endereço: rua 14 de Julho, 878 – bairro Centro.