Cidadania na prática

Estudantes farroupilhenses tiveram a oportunidade de legislar por um dia

Exercer a cidadania e aprender sobre o funcionamento do Legislativo são alguns dos objetivos do projeto Vereador por Um Dia, promovido pela Câmara de Vereadores de Farroupilha. Nesta edição, participaram 11 estudantes vindos de escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. Na pauta de reivindicações, a gurizada se mostrou antenada com os problemas locais e também atentos às demandas nacionais em relação ao ensino.

Dentre os projetos apresentados pelos jovens vereadores, estava a criação de bibliotecas para sua escola, construção e colocação de cobertura em quadras de esporte, melhoria na sinalização de trânsito nos arredores dos colégios, bem como cercamento de pátio, construção de refeitórios, pinturas externa e interna, colocação de lixeiras nas ruas e ampliação do policiamento nos arredores dos educandários.

Algumas propostas chamaram a atenção, como a proibição do uso de aparelhos de som, em volume alto, dentro dos meios de transporte público de Farroupilha, apresentada pelo estudante do Colégio Estadual Farroupilha, Daivan Baldim, 17 anos, aluno do 2ª ano do Ensino Médio. A aluna da EMEF Primeiro de Maio, Márcia Casagrande, 14 anos, solicita, via projeto no Legislativo, o cumprimento do Artigo 19 da Constituição, que determina a retirada de símbolos religiosos dos espaços públicos, bem como a eliminação da disciplina de Ensino Religioso.

Mais do que aprender sobre as demandas do parlamento farroupilhense, a iniciativa capitaneada pela Casa do Povo contribui para formação de futuros eleitores críticos, cujo conhecimento das funções do vereador, permitirá que estes mesmos alunos sejam protagonistas de uma sociedade mais cética e menos vulnerável à má política.