Compartilhando conhecimento na internet
Um dos maiores receios dos jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é se estão preparados
Um dos maiores receios dos jovens que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é se estão preparados para a maratona de provas que acontecem em dois dias. Para auxiliar nessa preparação foi criada uma rede social para educação e troca de conhecimentos chamada Pensaí. (http://pensai.com.br).
Segundo Arian Muterle, da equipe do portal, um dos objetivos do Pensaí é fazer um trabalho forte auxiliando os alunos a estudarem para o ENEM, com simulados contendo perguntas aleatórias dos exames anteriores, grupos de estudos semanalmente com alunos e professores de todo o Brasil e material para estudo. O Pensaí está sendo um sucesso com quem já está participando. A galera está achando demais e os jovens estão mais motivados a estudar por ser um meio na qual elas já estão ligadas, que é a internet, conta.
Muterle destaca que o Pensaí conecta pessoas com interesse em conhecimentos semelhantes. O acesso ao portal é gratuito, tanto para professores, estudantes, profissionais e todos aqueles que desejam contribuir e interagir para ampliação do seu conhecimento. Qualquer pessoa pode criar seus artigos, trabalhos, livros e grupo de estudo. Por se tratar de uma rede social gratuita, o projeto busca investimentos e patrocínios de empresas.
O Pensaí
O Pensaí foi idealizado pelos jovens Arian Muterle e Janderson Ferreira, de 21 e 22 anos respectivamente, que vinham buscando através da Empresa I – empresa fundada por eles -, criar projetos que fossem significativos e agregassem valor às pessoas. A Empresa I hoje possui quatro integrantes na qual compartilham dos mesmos objetivos.
O intuito do Pensaí é melhorar a educação do País. O projeto é diferente de outras redes sociais já populares, onde as pessoas interagem sobre assuntos diversos como “o jogo de futebol”, “a festa do final de semana”, entre outras.
Acreditamos que o conhecimento é um bem da humanidade e que as pessoas não devem pagar para ter acesso a educação e informação de qualidade, enfatiza Muterle.
Em poucos meses de projeto, o Pensaí possui mais de 11 mil visitas em torno de 354 cidades de todo o Brasil. O público para utilização do Pensaí é muito amplo e variado, mas não se limita apenas ao âmbito escolar e ao público jovem, mas também toda a gama de conhecimento produzido por empresas e profissionais, sendo esse, também um dos objetivos do projeto, que é levar conhecimento aos alunos sobre o âmbito profissional, para que tenham melhor orientação e informações em suas escolhas