Conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável
Em 1966, o prefeito de Caxias do Sul, Hermes João Webber, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o presidente

Em 1966, o prefeito de Caxias do Sul, Hermes João Webber, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o presidente da Associação Fátima, Virvi Ramos, reuniram os cursos superiores existentes em Caxias do Sul em uma instituição universitária.
Os cinco cursos que iniciaram a Universidade de Caxias do Sul, a saber, eram: Enfermagem, cuja escola fora iniciada em 1954 pela Sociedade Caritativo-Literária São José; os da Faculdade de Ciências Econômicas e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundadas pela Mitra Diocesana; o da Faculdade de Direito de Caxias do Sul, criada pela Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima; e da Escola Municipal de Belas Artes, instituída pela Prefeitura em 1949 e que em 1960 passou a ser denominada de Ensino Superior.
Oficializada em 10 de fevereiro do ano seguinte, por decreto presidencial, a solenidade de instalação ocorreu cinco dias depois, no Cine Teatro Ópera, seguida de coquetel na Catholica Domus, sede da primeira reitoria. Nascida do desenvolvimento, a UCS passou, de imediato, a ser referência para o desenvolvimento.
A missão primordial da universidade, expressada pelos fundadores, de Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável, até hoje orienta as ações institucionais. Os números que comprovam a relevância da UCS aparecem na formação de 100 mil profissionais, durante estes 50 anos, a grande maioria de atuação direta no desenvolvimento da região. Além disso, a expansão de sua área de abrangência, hoje alcançando 70 municípios com 1,3 milhão de habitantes, também denota a importância da UCS para a comunidade regional. A Universidade de Caxias do Sul tem como característica ser uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação como comunitária, multicampi e sem finalidade lucrativa.
Dentro do projeto de regionalização, e com a articulação da Prefeitura Municipal e da Câmara de Indústria e Comércio, a Universidade de Caxias do Sul passou a ter, em 1993, uma unidade em Farroupilha.
Inicialmente a unidade de Farroupilha funcionava na rua 13 de Maio, 275 e seu primeiro curso foi o de Administração, habilitação em Comércio Exterior, que teve sua aula inaugural no dia 11 de agosto de 1993.
Em 1997, o Campus passou a funcionar em suas próprias instalações, na Rodovia dos Romeiros, 567. Na época funcionavam no CFAR os cursos de Administração com habilitação em Comércio Exterior, Estudos Sociais (férias) e Tecnologia em Processamento de Dados. No 1º semestre de 1997 foi oferecido o curso de Ciências Contábeis e em julho de 1997 teve início o curso de Licenciatura em História (férias). No dia 21 de outubro de 2015 ocorreu a transformação do Núcleo Universitário de Farroupilha (NUFAR) em Campus Universitário (CFAR).
As comemorações do ano jubilar
A UCS iniciou as comemorações do ano jubilar em dezembro de 2016, na programação do Natal em Família, com o lançamento do Hino da Universidade, selo comemorativo. Entre os eventos de 2017, no dia 10 de fevereiro houve a missa solene e no dia 15 foi lançado o documentário UCS 50 anos.
As principais atividades previstas para este ano, serão, em março, o lançamento do hotsite UCS 50 Anos e o projeto Minha história com a UCS, bem como o Álbum do Cinquentenário. Em abril haverá o lançamento da Mostra Fotográfica, que percorrerá todas as unidades da UCS durante o ano de 2017. Também serão lançadas obras alusivas aos 50 anos. Em maio haverá a Mostra Fotográfica em Farroupilha, bem como apresentação da Orquestra Sinfônica. Em junho, haverá a Inauguração do Memorial dos Fundadores. Em julho será lançado o albúm Mérica, Mérica e serão dadas as condecorações UCS 50 Anos.
Agosto será o mês do seminário 50 anos da UCS: Momentos Decisivos. Em setembro haverá o Simpósio Internacional Universidade do Século XXI, o lançamento da publicação comemorativa da revista Chronos e o lançamento do livro UCS: cinco décadas em imagens. Em outubro haverá Concerto da Primavera Especial UCS 50 Anos. Em novembro haverá o prêmio Inovação UCS 50 Anos e a reinauguração da Gruta e Trilha Ecológica.
O término das comemorações se dará no dia 16 de dezembro, no Natal em Família na UCS.
Novos desafios para 2017
(Fernanda Francischini Schmitz – Diretora do Campus Universitário de Farroupilha)
A expectativa para o ano de 2017 para o Campus Universitário de Farroupilha é positiva. Pretendemos manter os nossos excelentes índices de aprovação nas avaliações externas, bem como projetamos um incremento em matrículas, em especial na pós-graduação e nas atividades de extensão.
O Campus de Farroupilha irá ofertar os cursos de graduação já tradicionais, como Administração, Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Recursos Humanos.
Na pós-graduação serão ofertados diversos cursos de especialização, como Controladoria: planejamento e controle; Desenvolvimento de Lideranças; Direito Imobiliário e Notarial e Auditoria e Perícia, bem como Sistema de Manufatura enxuta: gestão de processos.
Estamos trabalhando na elaboração de propostas para atividades voltadas ao público com mais de 50 anos, através do programa UCS Sênior.
Como atividade de início de semestre, o Campus Universitário de Farroupilha tem programado para o dia 15 de março a aula inaugural com a economista Dra. Maria Carolina Rosa Gullo, que irá falar sobre o Cenário Econômico para 2017.
Em maio, dentro das atividades relacionadas aos 50 anos, receberemos a Mostra Fotográfica e teremos a apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS.