Em busca da UFRGS na Serra Gaúcha

Cidades da região se colocam a disposição para ser sede administrativa

A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) anunciou que a criação do Comitê Pró-extensão da UFRGS na Serra Gaúcha, está praticamente pronta. A conclusão do processo depende apenas de que a universidade aponte três nomes e a Assembléia Legislativa indique pelo menos um representante.

Conforme presidente da Amesne, Waldemar De Carli, o assunto será debatido por audiências públicas, para tomar as medidas necessárias e acelerar o processo de trazer uma sede para a serra. Precisamos nos concentrar na vinda da extensão, depois vamos discutir a sede e o modelo, afirmou Waldemar De Carli presidente da Amesne.

A iniciativa de propor a melhor cidade já foi tomada por prefeitos da região, como o de Farroupilha, Ademir Baretta e de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli. O objetivo é identificar as potencialidades, expectativas e possibilidades da região para receber o campus, por meio da elaboração de um documento que descreva os aspectos econômicos, geográficos, sociais e culturais que justifiquem a importância do projeto para a localidade.

Baretta disse que ainda esta semana pretende protocolar a carta, colocando que a cidade fica entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul, localização que segundo o prefeito, é a ideal para a sede administrativa da Universidade da Serra Gaúcha.