Ensino público é superior ao privado, aponta Ideb

Mesmo com notas maiores do que as públicas, a escola particular avançou pouco, afirma estudo

A rede pública de ensino no país, por diversos fatores, principalmente por falta de investimento, sempre se apresentou inferior à privada. Mas, segundo dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011, mesmo com notas maiores que as escolas públicas, a rede privada avançou pouco.

Nas séries iniciais, a média estabelecida era de 6,6 e a escola obteve 6,5. Ainda assim, a rede particular encontra-se 1,8 ponto à frente. Já nos anos finais, a rede privada obteve nota 6, quando a meta estabelecida era 6,2. Com relação ao ensino público, a rede privada possui 2,1 pontos superiores.

No Ensino Médio, as escolas privadas obtiveram nota 5,7, quando o exigido era 5,8. A rede pública encontra-se 2,3 pontos abaixo da nota do ensino particular.

Segundo o presidente do Sindicato das Escolas Privadas do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Osvino Toillier, o número de escolas particulares que participou é muito baixo e desconhecido no Rio Grande do Sul. Não se sabe o critério de escolha nem em que consiste a avaliação, explica. Para ele, o ensino privado continua com o melhor desempenho. Tenho muito respeito pela escola pública, mas o ensino privado tem desempenho diferenciado, face às condições em que opera, justifica.