Escola Cinquentenário mostra que brincar também educa
Alunos do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cinquentenário realizaram gincana sobre sustentabilidade tendo as relações sociais como quesito para obter pontuação

Há alguns anos a Escola Municipal Cinquentenário escolhe uma temática para ser trabalhada pelos professores com todos os alunos da instituição. Neste ano, o tema escolhido foi a sustentabilidade com enfoque nas relações sociais. Para desenvolver a temática e aplica-las, os professores nortearam-se no que apresenta o teórico Felix Guattari, e que traz três chamadas ecologias: a mental, a social e a ambiental. Assim, o objetivo foi mostrar que o comportamento perante a natureza está diretamente envolvido com a educação como um todo, inclusive as atitudes com as outras pessoas.
Para colocar em prática tais teorias, os professores realizaram uma gincana cultural, intitulada Convivências: Em vivo contato, que ocorreu na semana passada, de terça à quinta-feira, com os alunos do turno da tarde, que vai do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cada turma era uma equipe, que possuía um nome, um mascote e um grito de guerra. Entre as tarefas realizadas, estiveram educação financeira, momentos de leitura, manifestação pública onde os alunos foram às ruas para mobilizar a comunidade a votar na Escola Cinquentenário para receber os recursos do Orçamento Participativo e assim construir o muro da instituição, entre outras. Além disso, o comportamento deles enquanto cidadãos civilizados, como o silêncio em determinados momentos e o tratamento aos demais colegas, também era pontuado. Todas estes quesitos foram acompanhados e avaliados pelos professores que fizeram parte da comissão organizadora.
Além da diretora, Melita Lazzari, e de outros educadores, a professora de Artes, Lucila Guedes de Oliveira teve papel fundamental para a organização da atividade e também para o entendimento de todos de que o bom tratamento ao meio ambiente está diretamente relacionado ao comportamento com os demais elementos que integram a vida social. Quando a gente pensa a sustentabilidade, a gente se reporta para as questões do meio ambiente. E a Lucila fez a gente poder enxergar, que essa relação com o meio ambiente é consequência de como eu me trato e como trato o outro, explica Melita.
As duas turmas vencedoras foram a turma do pré e do 5º ano. Ambos irão participar de uma trilha no Parque dos Pinheiros, com o acompanhamento da professora de Biologia Suzana Messinger. Após os alunos farão um piquenique no local.