Escola Conviver muda tudo da metodologia de ensino ao endereço

Localizada bem próxima ao Parque dos Pinheiros, a escola inova em todos os quesitos, adotando inspirações de ensino-aprendizagem opostas às tradicionais

“Minha fé na educação e a angústia que eu sentia por não poder mudar o que eu via, fizeram-me optar por metodologias sócio construtivistas, no qual a criança é protagonista da sua própria aprendizagem e o professor, um parceiro neste processo, um recurso guia”. A afirmação é da pedagoga e especialista em educação infantil – e também ganhadora do certificado Professor Destaque 2015 -Juciléia Krasnievicz. Ela e o marido Maico Girardi estão à frente da nova Escola Conviver.

Nova porque, apesar de manter o nome que carrega uma tradição de 25 anos, tudo mudou: da gestão, que adotou a metodologia citada, ao endereço, agora bem próximo ao Parque dos Pinheiros, em uma ampla casa para que as crianças de zero a cinco anos e onze meses possam explorar, pesquisar e aprender.  A Conviver agora está na Rua José Dalla Riva, 570.

“Primeiro pensamos no ensino construtivista, depois vimos que para a nossa proposta, precisaríamos de um lugar como este em que estamos agora. Fizemos algumas reformas, para deixar os espaços internos com mais visibilidade para que as famílias possam se sentir acolhidas, e começamos 2020 no endereço novo”, explica Juciléia, que foi professora, coordenadora e diretora na própria Conviver, antes de mergulhar no empreendimento ao lado do marido. 

A segurança do casal em relação às decisões tomadas ganha o reforço do que é constatado dentro da Conviver. “A partir das vivências lúdicas com materiais sensoriais, a criança vai se interessando e fazendo pesquisas porque é uma pesquisadora nata. O resultado é que vejo crianças mais felizes, que gostam de estar na escola porque se sentem bem e sentem que suas pesquisas são acolhidas pelos professores e transformadas em projetos. Elas vão em busca do que lhes interessa e o aprendizado flui, sem imposições, sem poda de criatividade”, detalha Juciléia.

Tudo dentro de uma rotina organizada, que inclui alimentação naturalizada, focada no respeito às escolhas da criança, na utilização de materiais não estruturados, ou seja, “brinquedos” que dão asas à imaginação de cada um e muito mais.

“Tudo é diferente de um método tradicional. A Conviver é um espaço de convivência no qual as crianças aprendem experimentando o próprio aprendizado”, acrescenta Maico, que empresta suas habilidades para a administração da escola e para a produção de itens que permitem a exploração das crianças, como o painel multissensorial e os trocadores diferenciados. 

Dentro da Conviver, escola de infâncias, a curiosidade é provocada e as descobertas são apresentadas de acordo com as vivências das crianças. A equipe de professores acompanha as metodologias, inspiradas na educação de Reggio Emilia, em abordagens de Emmi Pikler, Paulo Freire, Loris Malaguzzi, Elinor Goldschmied entre outros e ainda há oficinas de inglês, jogos teatrais, expressão corporal e contação de histórias.

Um mundo de possibilidades que nasce do interesse das crianças e exatamente por isso na Escola Conviver as novidades serão sempre constantes.

Hoje, a Conviver se adapta à realidade do momento, com atividades remotas. Nesses tempos difíceis, a escola se adequa às medidas rígidas de cuidados sanitários para garantir a saúde de todos na retomada das atividades presenciais, que deve acontecer ainda em outubro. “Estamos nos reinventado para continuar promovendo um espaço de pesquisa e aprendizagem, pautado no amor e no respeito pela criança”, finalizam os gestores.

Telefone: (54) 3261-4623

Faceebook: escolainfantilconviver

Instagram: escolainfantilconviver