Exercício de cidadania

Turmas da 8ª série da Escola Estadual Vivian Maggioni estudam na aula de História a evolução do processo de voto e simulam uma disputa entre a turma

A nove dias das eleições, cidadãos de todo o país preparam-se para escolher o prefeito e os vereadores de suas cidades. Mas, conscientizar jovens – que ainda não têm idade mínima para votar – sobre a importância desse ato também é fundamental. É o que foi feito em duas turmas da 8ª série da Escola Estadual Vivian Maggioni, em Farroupilha.

Segundo a diretora Ana Rita Brandão Aniola, a atividade teve o objetivo não só de mostrar aos alunos a evolução do processo de votação, mas também de ajudar na formação de cidadãos conscientes. É importante que a escola aborde tais temáticas com o objetivo de promover cidadãos conscientes que possam decidir o que é bom para sua vida e para a vida do seu país, ensina.

A atividade foi desenvolvida pela professora de História, Andréia Oliveira Lima Depelegrini que, além de explicar aos alunos a história do processo eleitoral no mundo e no Brasil, promoveu leituras sobre a importância do voto consciente e simulou uma votação prática em sala de aula. Os alunos votaram abertamente no colega que acreditavam ser destaque na turma. Entre os critérios de escolha estavam a frequência, desempenho escolar, relacionamento com colegas e professores, além de cumprimento de normas escolares. O resultado foi a eleição dos estudantes Érica Rodrigues dos Santos e Rafael José da Silva na turma 801, e Mayra Tomé Martins, na 802.

Segundo Ana Rita, a ideia agradou tanto que a escola irá propiciar a atividade para todas as turmas da escola desde o 1º ano. Ainda no final de 2012, o objetivo é eleger o destaque da escola que terá o nome enviado para o Destaque Municipal.