Família e escola: uma aliança indispensável

Projeto da Escola de Educação Infantil Anjos – Centro – promoveu atividades de integração de pais e mães no
dia a dia da instituição

Entre os dias 14 e 25 de agosto, a escola de educação infantil dos Anjos – Centro, está vivendo momentos especiais e inefáveis. A escola preza diariamente por uma educação onde os dias são permeados por amor, atenção e, principalmente, valorização de saberes e de raízes. Partindo desta premissa e tendo consciência da importância da família mais participativa e companheira do ambiente escolar, organizou-se através de um projeto titulado Família e escola: dois contextos, um objetivo, com a parceria da coordenadora pedagógica Lidiane Filippsen, a educadora Manuela Onzi e todo o grupo de funcionárias, duas semanas de muito companheirismo e vínculos especiais.

Abrir as portas da escola foi a primeira estratégia. Algumas famílias foram convidadas para executar atividades com todas as turmas, onde puderam colocar suas profissões e talentos em prática com seus filhos e demais educandos. Houveram atividades de dança, massoterapia, salão de beleza, educação física, hora do conto, música com o instrumento saxofone, bem como animais diversos.

Criar vínculos, formar parcerias e trocar experiências, a riqueza deste projeto encontrou-se na convivência e no amor. O tempo pode até envelhecer o corpo físico, mas não as memórias, estas tocam, emocionam e recordam momentos felizes, por isso, é inevitável sentir-se tocado por momentos, que no passado, tornaram a vida mais feliz e verdadeira. Neste contexto, como culminância do projeto, organizou-se uma exposição, com a temática Recordar é viver, com objetos enviados pelos próprios pais. Assim, toda a comunidade educativa esteve presente para observar recordações da infância e de momentos especiais de todas as famílias que compõem a escola.