Gincana para criar novos engenheiros

As turmas de 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual São Tiago realizaram na última quarta-feira (19) gincana de Física com o objetivo de estimular o interesse vocacional pela área. A atividade faz parte do projeto Forma-Engenharia, do CNPq

Na manhã da última quarta-feira (19), alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual São Tiago realizaram uma gincana de Física no ginásio da escola. Cinco turmas de aproximadamente 40 alunos foram divididas em grupos. Cada um construiu um equipamento diferente: um gerador eólico, um labirinto elétrico, um aquecedor solar com garrafas PET e um carrinho reciclado com motor. Os estudantes tiveram cerca de um mês para desenvolvê-los.

A atividade surgiu a partir do projeto Forma-Engenharia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem o objetivo de estimular a formação de engenheiros no Brasil e despertar o interesse vocacional de alunos do Ensino Médio para a profissão. A ação é realizada por meio de uma universidade. No Colégio Estadual São Tiago, a ação foi coordenada pelo professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Alexandre Mesquita, com a organização da professora de Física da escola, Fabiane Pegoraro, e de dois alunos que foram contemplados com bolsas de estudos.

Depois de expostos no local, cada invento foi avaliado pelos dois professores e recebeu uma nota. Após todos participaram da gincana, onde os equipamentos criados competiam com os demais inventos do mesmo gênero desenvolvido pelos colegas. São todos os conteúdos que a gente discute em sala de aula, que eles veem livros, e que eles percebem bem a aplicação ali, resume Fabiane. A próxima etapa ocorre na UCS, onde os alunos participarão da Gincana Tecnológica desenvolvida pelos alunos da instituição. A terceira e última, no entanto, consiste no apontamento dos próprios alunos do que gostariam de construir.

Mais detalhes você encontra na edição impressa da última sexta-feira.