Mais 10 mil novos professores em todo o Estado

Após oito anos sem concurso público para o Magistério, Estado do Rio Grande do Sul abrirá 10 mil novas vagas

Tatiane De Bastiani

O Diário Oficial do Estado publicou no último dia 29, o edital do concurso para o Magistério com disponibilidade de 10 mil novas vagas. Segundo a Secretária Adjunta da Educação, do Estado do Rio Grande do Sul, Maria Eulália Nascimento, a intenção é nomear todos os aprovados ainda neste ano, sendo que os primeiros colocados serão chamados a partir de julho.
Há oito anos sem concurso público para o magistério no nosso estado, os candidatos inscritos perceberão algumas mudanças. As provas serão por disciplinas e áreas de conhecimento e a habilitação do candidato não mais será por cidade e sim, para a abrangência da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) que o candidato escolher.
 No caso de Farroupilha, pertencemos a 4ª CRE, localizada em Caxias do Sul, assim como os municípios de Antônio Prado, Cambará do Sul, Canela, Flores da Cunha, Gramado, Jaquirana, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Francisco de Paula e São Marcos.
Também há vagas para cotistas. São 10% para candidatos portadores de alguma deficiência e 18% para negros. Além disso, alguns professores serão nomeados para a educação indígena.
A intenção da Secretaria Estadual de Educação é após este concurso, realizar outro com mais 3 mil vagas para os servidores de escolas, como técnicos de informática, nutricionistas, bibliotecários e professores de apoio de classe.

Inscrições
As inscrições serão realizadas somente pela internet no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) www.fdrh.rs.gov.br e iniciam na próxima segunda-feira (16 ) e vão até o dia 3 de fevereiro. As taxas são de R$ 121,70 para nível superior e R$ 53,38 para nível médio. O pagamento deverá ser feito até o dia 6 de fevereiro, por meio de boleto bancário.

Provas
As datas das avaliações ainda não foram definidas, mas elas serão realizadas nos municípios sedes de cada uma das CRE's. Serão duas provas objetivas, de caráter eliminatório e uma prova de títulos, de caráter classificatório. A validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogada por outros dois. 

Opiniões
Buscamos alguns profissionais da área para trocar opiniões sobre o concurso. Apesar de esta ser uma grande oportunidade de trabalho para muitos professores, as queixas tornam a ser a falta de credibilidade no ensino público brasileiro e a desvalorização do professor como profissional, por baixa renda e falta de plano de carreira, como alguns dos principais fatores.

Diretora Estadual de Ensino
Para Clarice Baú Porto, diretora do Colégio Estadual Farroupilha, o problema maior da rede pública de ensino não é a falta de professores, mas a carência por profissionais mais qualificados e de uma remuneração mais condizente. Segundo ela, os concursos públicos sempre trazem aos profissionais, mais tranquilidade no fator de empregabilidade e a carreira no magistério pode também, torná-los mais comprometidos com a educação.
Como ações de melhorias ao ensino público ela destaca um maior repasse financeiro às escolas, mais recursos humanos aos setores, como os departamentos de orientação educacional e maiores oportunidades de qualificação continuada tendo em vista que o Estado não disponibiliza cursos e simpósios conforme as necessidades e mesmo disponibilizando, os professores acabam não conseguindo participar pela remuneração estar defasada, obrigam-se a estarem empregados em muitas escolas. De forma geral, o principal, segundo a diretora, é a melhor valorização do profissional em Magistério. 

Coordenadora Adjunta de Educação
A 4ª Coordenadoria Regional de Educação possui aproximadamente 4.548 professores e segundo Carla Subtil, Coordenadora Adjunta de Educação, não há como dizer qual a carência em termos de professores, pois o ano letivo findou-se com o quadro docente completo e também já foram realizadas novas nomeações para o município de Caxias do Sul.
Carla ainda explica que um dos objetivos do concurso é a diminuição do número de contratações temporárias, a fim de que os profissionais criem vínculos com as escolas onde são designados. Fator importante e fundamental não somente para a nossa região, mas para todo o Estado, onde será estendido.
Os maiores motivos que levam professores e outros profissionais a buscarem estes recursos, é a estabilidade funcional após o término do estágio probatório. Essa é a maior vantagem de ser concursado, segundo a coordenadora, além de um plano de saúde e de aposentadoria garantidos, o contrário dos casos de contrato de trabalho.
Como pontos importantes de melhorias na educação pública, a coordenadora ressalta a continuidade dos investimentos em educação e a formação continuada dos professores.

Pedagoga
Para Catiane Moroni, 22 anos, recém formada em Pedagogia, ela pretende prestar o concurso apenas para somar conhecimentos, pois não vê muitas vantagens ao profissional. Para entender, a taxa de inscrição do concurso é de R$ 121,70 e o salário oferecido é de R$ 731,74. “Isso não é salário digno, é apenas ajuda de custo. Nosso Estado sequer paga o piso nacional do magistério, fazendo com que o próprio concurso se descredencie. O fato é preocupante na seleção de qualquer profissional, mas mais ainda quando se fala de profissionais que são à base de uma sociedade”, argumenta Catiane.
A pedagoga comenta ainda que optou por esta carreira pois acredita numa educação mais séria. “Tenho certeza que hoje, educar é um desafio e como futura educadora pretendo me desafiar, sempre para um futuro melhor na educação de todo o país”, explica.
Aumentar o salário dos professores, aumentar o investimento na educação básica e priorizar investimentos na formação de professores, é a saída que Catiane vê para a melhoria da educação pública.