Momento para viver a literatura

Cerca de 80 alunos da Escola Estadual Vivian Maggioni apresentaram, no dia 18, o Sarau Literário “Sonhar e pensar é preciso”, para homenagear o autor caxiense João Batista da Silva

Na noite da última quinta-feira, 18, alunos da Escola Estadual Vivian Maggioni promoveram no salão do Bairro São José, o Sarau Literário Sonhar e pensar é preciso. A atividade foi resultado do Projeto Autor Presente, onde a escola disponibilizou aos estudantes, no início do ano, obras do autor caxiense João Batista da Silva. Baseados nos livros do escritor é que os estudantes preparam diversas apresentações para homenageá-lo.

Cerca 18 números artísticos foram apresentados por 80 alunos da escola. Grande parte das apresentações enfatizou obras lidas, músicas populares, cantigas infantis, além de poesias do autor e adaptações de poesias escritas pelos próprios alunos.

O primeiro contato dos estudantes com o autor ocorreu no dia 15 de agosto, quando visitou a escola para realizar a Oficina do Autor. O encontro consistiu em um exercício divertido, onde os alunos ajudavam o escritor a completar poesias.

Segundo a diretora da escola, Ana Rita Brandão Aniola, a escolha por João Batista da Silva começou ainda no período de preparação dos professores para Olimpíadas de Língua Portuguesa. Além do jeito descontraído e divertido, o fato de ter publicações para públicos que iam desde as séries pré-escolares até a 8ª, fizeram com que a escola optasse por ele.

Ana explica que a atividade teve caráter estimulador. É difícil para alguns jovens e crianças o início, o gosto pela leitura, então, ao reformularmos a Proposta Pedagógica da Escola pensamos numa forma de aproximar esses jovens da leitura, ressalta. Quanto ao Sarau, Ana enfatiza a importância do papel da escola frente à cultura e integração escolar. A ideia de fazer este projeto é de que a escola precisa e deve inovar, trazer oportunidades de desenvolvimento artístico e cultural aos alunos e familiares, além de promover um momento de descontração e reunião da comunidade escolar, destaca.