Nova diretoria da UNCME toma posse
Diego Tormes toma posse em seu segundo mandato frente à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul
Dieverson Colombo
Na manhã da última terça-feira, dia 6, tomou posse a nova diretoria da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME-RS) eleita em outubro e que seguirá até 2013. Diego Dartagnan da Silva Tormes foi reeleito na coordenadoria estadual e prometeu aprimorar a gestão da educação nos municípios. “Uma das funções principais é interferir nas políticas públicas de educação a nível nacional e estadual e fortalecer os conselhos municipais de educação. Nossa função é fiscalizar e cobrar do prefeito e do secretário o cumprimento da legislação educacional”.
Dentre os objetivos, o coordenador destaca que pretende informatizar mais a união, trabalhando mais via online e continuar fazendo a formação continuada dos conselheiros que, segundo ele, deu bastante resultado. Tormes disse que a entidade pretende continuar brigando com o Governo Federal para que haja no novo plano nacional de educação o investimento de 10% do PIB, diferente dos 7% prometidos pela presidente Dilma. “O antigo plano houve o veto de 7% do PIB, então muitas metas não puderam acontecer por que elas precisavam do investimento. Então nós estamos batendo muito nisso e batendo também que os municípios tenham seus planos de educação estruturados”.
O coordenador disse também que os maiores problemas do Estado estão em dar conta do ensino médio. Segundo ele, há uma defasagem e uma evasão muito grandes. “Precisamos também dar conta de fazer um novo plano de carreira para os servidores públicos. Porque esse plano que está aí é anterior à Constituição, ele não dá conta de pagar o piso nacional para os professores e acaba achatando as carreiras”.
Estiveram presentes na cerimônia representantes de vários conselhos municipais de educação de outras cidades, autoridades farroupilhenses e o Deputado Estadual Lucas Redecker.