O meio ambiente em jogos
Alunos do 3º ano do turno da manhã do Colégio Estadual realizaram, na segunda-feira (11), a Feira de jogos, cuja dinâmica consistiu na aplicação de brincadeiras com temas relacionados ao meio ambiente

Com a coordenação e orientação da professora de Química, Katia Alfonsin Grazziotin Brites, é que os alunos do 3º ano do turno da manhã do Colégio Estadual Farroupilha, realizaram, na última segunda-feira, dia 11, mais uma edição da Feira de Jogos, promovida há cerca de cinco anos.
Intitulado Jogando Também Se Aprende, o projeto, além de dinâmico e divertido, teve cunho pedagógico. O objetivo foi de promover a aprendizagem de temas relacionados ao meio ambiente e a química, a partir da aplicação de Alunos do 3º ano do turno da manhã do Colégio Estadual realizaram, na segunda-feira (11), a Feira de Jogos, cuja inâmica consistiu na aplicação de brincadeiras com temas relacionados ao meio ambiente jogos com assuntos relacionados como reciclagem, plástico, lixo e petróleo.
Conforme explica Katia, muitos alunos optaram em criar novos jogos, enquanto que outros fizeram releituras de brincadeiras tradicionais como memória, forca e banco imobiliário. Apesar de ter sido exposta em um único dia, a atividade foi trabalhada ao longo de alguns meses em sala de aula. Nas aulas de Química, por exemplo, os alunos estudaram os conteúdos escolhidos para o trabalho, e nas da disciplina de Artística, discutiram e escolheram as brincadeiras. Segundo Katia, cada grupo pôde decidir qual faixa etária quis atingir com os seus jogos.
De acordo com a professora, a atividade propiciou o aprendizado de uma forma diferente e mais atrativa. O encaminhamento desta atividade objetivou a aprendizagem de diversos temas de forma interativa, dialógica e descontraída. Essa forma de desenvolver o conteúdo proposto permite ao aluno aprender jogando e se divertindo ao mesmo tempo, resume.