Para promover o futuro com igualdade

IFRS de Farroupilha atende atualmente mais de 150 alunos por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que contribui financeiramente com as necessidades básicas de estudantes em situação de vulnerabilidade social

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha (IFRS) atende atualmente 156 alunos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), disponível em todos os órgãos federais de educação. O objetivo do plano é evitar a evasão escolar ao criar condições para que o aluno se mantenha na instituição. O programa é oferecido para alunos já matriculados e com renda per capita de até um salário mínimo e meio. As normas do plano são regidas em todo o país pelo decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010.

Pelo Pnaes podem ser oferecidos auxílios em moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. No IFRS, dos 156 alunos que recebem o auxílio, 32 alunos são do Ensino Médio, 58 do Ensino Técnico e 66 do Ensino Superior. Os alunos que recebem 100% do auxílio são cotistas e com renda per capita negativa.

Alunos com renda per capita baixa e demais estudantes que se enquadrem nas normas do Pnaes, recebem uma porcentagem do benefício, calculada sobre a sua renda, sendo no mínimo 50%. A avaliação para a entrega dos benefícios é feita na instituição por profissionais pedagogos, psicólogos ou assistentes sociais, em cada semestre. O repasse de verbas pelo governo é feito anualmente tendo sido o valor recebido para este ano de R$ 226 mil. Já para os alunos, o repasse é mensal através de depósito bancário.

Mais detalhes você confere na edição impressa da última sexta-feira.