Planos arrojados para o Instituto Federal

Novo diretor, Ivan Gabe assume a instituição e arregaça as mangas para suprir a falta de funcionários e coordenar as obras de ampliação

Desde a segunda-feira, 15, Ivan Jorge Gabe responde pela direção do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Farroupilha. Eleito em março, com 71,74% dos votos, Gabe tem sua gestão até dezembro de 2015. Dos desafios que o aguardam, ele destaca a busca de solução em relação à falta de servidores administrativos. Hoje o campus conta com apenas 14 técnicos administrativos, 40 docentes e 600 alunos regulares. Ele explica que o número de técnicos administrativos é preocupante, pois em breve o campus de Farroupilha receberá uma unidade gestora – conforme portaria a ser publicada, ainda em abril – com os setores de compras e finanças, que deverão ser instalados no IFRS Farroupilha. Atualmente estes serviços são prestados via campus de Bento Gonçalves.

No momento esta mudança poderá trazer um pouco de desconforto, visto o nosso pequeno número de técnicos administrativos, mas para o futuro será um ganho muito grande pela autonomia administrativa que irá nos proporcionar, avalia. Os concursos para prover as vagas administrativas já foram feitos, mas o Ministério do Planejamento ainda não liberou a contratação dos concursados. Nos cabe reclamar, solicitar a contratação e colocar a real situação para o Ministério, indica o novo gestor do IFRS Farroupilha. Como projetos, ele pretende remodelar o ensino aproximando os cursos da realidade de mercado. Para isso, ele explica que são realizadas ações específicas em cada tipo de curso.

Mais detalhes você encontra na edição impressa da última sexta-feira.