Professores treinados para as Olimpíadas de Língua Portuguesa
Farroupilha recebeu treinamento para o concurso cultural que acontece nacionalmente pela terceira edição

Na última quarta-feira, dia 13, durante todo o dia, o salão nobre da prefeitura foi palco de treinamento para as Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com sede em São Paulo. A equipe do evento nacional de educação esteve no município para oferecer treinamento para a disputa.
Cerca de 100 profissionais da educação estiveram presentes. Professores de língua portuguesa e de todos os 5º anos dos municípios que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) foram convidados para participar.
O treinamento aconteceu no turno da manhã quando foram discutidos gêneros textuais, memórias e crônicas e a tarde quando foram trabalhadas as poesias. Esta é a terceira edição do concurso que segue com as inscrições abertas até o dia 22 de junho pela página www.escrevendo.cenpec.org.br. A olimpíada de Língua Portuguesa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Cultural.
O objetivo do concurso é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública. Este ano, o tema desenvolvido será O lugar onde vivo. Apenas estudantes de escolas públicas podem concorrer.
As avaliações são feitas nas próprias escolas, por uma comissão julgadora para definir um trabalho de cada categoria por escola. O prazo para esta avaliação é até dia 30 de agosto.
Após isso é feita a seleção municipal e estadual pelas secretarias de educação e nacional pelo MEC, professores de português, representantes das secretarias de educação e do Itaú Unibanco. Alunos e seus respectivos professores orientadores que chegarem a semifinal receberão medalhas e livros, os finalistas ganharão tablets e os vencedores notebooks.
No ano passado, o município teve 60 trabalhos selecionados para a etapa municipal e destes, dois poemas, duasNo ano passado memórias literárias e uma crônica foram selecionados para a etapa estadual. Em todo o país no ano passado foram 7 milhões de alunos que participaram.