Pronatec preenche todas as vagas oferecidas pelo IFRS em Farroupilha

A procura pelos cursos no Instituto foi maior do que as 55 vagas disponibilizadas

Todas as 55 vagas ofertadas este ano para os dois cursos disponíveis pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do IFRS de Farroupilha, foram preenchidas. E a procura foi maior que a oferta, principalmente para o curso de inglês, afirma a Coordenadora-Adjunta do programa em Farroupilha, Eliandra Lanfredi Bottin. Mas, segundo ela, está previsto para o ano que vem a abertura de novos cursos, tanto na modalidade Bolsa- Formação Estudante, como na Bolsa-Formação Trabalhador.

Até o momento, funcionam no Instituto, os cursos de Técnico em Vendas, enquadrado na modalidade Bolsa- Formação Estudante, e o de Formação Inicial e Continuada de Inglês Básico, na modalidade Bolsa-Formação Trabalhador.

Atualmente, está em andamento o curso de Técnico em Vendas, de 800 horas, que tem como público-alvo estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual de ensino. A turma possui 25 alunos e as aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, no turno da tarde.

O curso de Formação Inicial e Continuada de Inglês Básico terá início a partir da segunda quinzena do mês de setembro. As inscrições já estão encerradas, totalizando 30 alunos na turma. O público-alvo são trabalhadores do comércio em geral que queiram se aperfeiçoar para a Copa de 2014. O curso será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado em 2011, pelo Governo Federal, com o intuito de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, de forma gratuita. Neste ano, o programa já alcançou mais de 50 mil pré-inscritos somente no Rio Grande do Sul. Em Farroupilha, além do IFRS, há outros cursos do programa Pronatec, ofertados pelo Senai e Senac.