Senai: muito a oferecer

O diretor do Senai Farroupilha fala das peculiaridades da unidade, apresentando os programas que são destaque por aqui

Eu trabalho numa empresa que funciona muito bem. A frase é do Diretor de Unidade Operacional do Senai, Rafael Rogério Brunelli. A vivência que possui, desde 2011, na gestão das unidades operacionais – coordena o Senai nas cidades de Nova Prata, Veranópolis, Garibaldi e Farroupilha – lhe dá embasamento para tal afirmação. Se precisar de fatos para comprová-la, sobram projetos bem-sucedidos ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Hoje, o Senai possui uma mentalidade diferente de alguns anos, pois busca atender às diversas áreas para apoiar a indústria naquilo que ela precisar, especialmente em Farroupilha, onde há amplitude e versatilidade de demandas em diversas áreas, fazendo com que a dinâmica seja maior, em comparação às outras unidades. Exatamente por isso, aqui temos projetos que não há nas demais unidades. Farroupilha destaca-se muito por isso, explica Brunelli.
No quadro é possível constatar os programas que se destacam para os alunos, cerca de 600 somente na unidade Farroupilha. Os programas do Senai buscam dar significância ao conhecimento, promovendo a motivação necessária para que o jovem queira trabalhar na indústria, acrescenta o diretor.
Tamanhos investimentos englobam a tecnologia, de primeiro mundo, segundo Brunelli. Investimos recursos em tecnologias digitais em nossos cursos à distância (EAD), com simuladores, com ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), em projetos como o Lego I, em Institutos de Inovação. Hoje o Senai atende as empresas com tecnologia de ponta e o jovem aprendiz está imerso neste ambiente, colocado como usuário de toda esta tecnologia, ressalta.
A modernidade também proporciona investimentos em unidades móveis de ensino, que possibilitam o deslocamento de equipamentos e professores. As áreas são as mais diversas da indústria como alimentação, costura, usinagem, automobilística, entre tantas outras.
Os 75 anos do Senai têm sido de dedicação à missão de capacitar trabalhadores para a indústria, colocando à disposição das empresas serviços técnicos e tecnológicos de qualidade indiscutível. Os programas criados ainda carregam consigo a intenção de aproximar os empresários da instituição. Temos muita informação, muita ciência e tecnologia para mostrar, finaliza Brunelli.
 
– Programas do Senai
• Olímpiada do Conhecimento – A unidade de Farroupilha representa as demais em nível nacional, proporcionando expertise aos alunos em diferentes áreas.

• Senai dentro da Indústria – Os alunos são levados para dentro das empresas da região, para aquisição de mais conhecimento.

• Mundo Senai – Apresentação anual das ações do Senai na região na qual está inserido. Um programa que exporta as realizações da instituição.

• Projeto Integrador – Finalidade de fazer com que os alunos criem soluções para demandas da indústria.

• Eu + Senai – Nome interno dado ao bate-papo dos empresários com os alunos, cujo objetivo é incentivar e motivar os aprendizes pelo relato da experiência de quem está na indústria.

Quem é Brunelli?
Natural de Bento Gonçalves, Rafael Rogério Brunelli tem formação em Administração de Empresas e Engenharia Mecânica.
Sua experiência conta com 10 anos de trabalho no Centro de Tecnologia de Mecatrônica do Senai, até assumir a gestão das unidades operacionais, inicialmente com as cidades de Passo Fundo, Marau e Carazinho.
Em 2012 ficou com a responsabilidade das unidades do Senai em Bento Gonçalves, Nova Prata e Veranópolis, absorvendo Garibaldi e Farroupilha em 2015.
Aos 42 anos com a experiência que possui, e vivendo no mundo Senai em tantas cidades diferentes, ele pode fazer afirmações como aquela com a qual iniciamos a matéria. Suas ações são engrenagens que aproximam o Conselho Consultivo (empresários padrinhos) dos alunos das unidades que estão sob sua responsabilidade.