Últimos preparativos para a Semana da Pátria
Desfile cívico contará com 47 instituições entre entidades e escolas. Outras atividades também compõem a programação

Para este ano, o tema da Semana da Pátria, que ocorre de 31 de agosto até 7 de setembro, é Belezas deste nosso Brasil. Alunos e entidades municipais desfilarão no desfile cívico do dia 7, na Rua Coronel Pena de Moraes. A diferença é que este ano o desfile será realizado de manhã, às 9h. A realização é da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, por meio do departamento de Cultura.
Ao todo, são 26 escolas do município, uma de Nova Pádua e 20 entidades farroupilhenses que se apresentarão na Coronel Pena de Moraes, mostrando seu exemplo de cidadania. Porém, os preparativos para comemorar o aniversário da independência de nosso país iniciaram há muito tempo pelas escolas.
As instituições de ensino trabalham de forma multidisciplinar com seus alunos as reflexões sobre a cidadania e patriotismo. Este modelo de ensino se definiu através da reestruturação curricular da rede municipal, realizada durante todo o ano passado.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Márcia Rombaldi, precisamos exercer nossos papéis de cidadãos não apenas quando estudantes, mas sim, sermos cada vez mais conscientes de nosso papel em sociedade. A escola sozinha não forma cidadãos. É preciso buscar parcerias com a comunidade. Isso também é cidadania, explica.
Ainda segundo Márcia, a importância do envolvimento não só das escolas, mas de toda a comunidade com o resgate da data histórica do grito do Ipiranga, tem o objetivo de fortalecer nosso amor à pátria e as nossas riquezas como povo brasileiro. Tanto as escolas, quanto as entidades, têm livre escolha de como participarão do desfile, mas a apresentação passa por aprovação da pasta.
O tema de cada ano é definido em conjunto com professores, alunos e direções das escolas de todas as esferas. Os pais gostam muito de ver seus filhos participando e com isso, eles também contribuem. As crianças se empolgam bastante e as direções das escolas, querem fazer bonito na Coronel, compara a secretária.
Em caso de mau tempo, o desfile será cancelado. Apenas sete escolas não participarão do desfile, sendo quatro delas, do interior.