O 11º Cidadão Emérito de Farroupilha

Valderiz Possa, presidente da Cooperativa Vinícola São João, recebe o título de Cidadão Emérito de Farroupilha. Ele é o 11º da ilustre lista

            O presidente da Cooperativa Vinícola São João, Valderiz Possa, é a décima primeira pessoa a receber o título de Cidadão Emérito de Farroupilha, outorga concedida a farroupilhenses naturais da cidade que realizam importantes serviços à comunidade. A cerimônia de entrega foi realizada na Câmara dos Vereadores, na última segunda-feira, dia 11.
            Aos 63 anos, a história de vida de Possa confunde-se com a história da cooperativa que preside nos últimos 14 anos. O pai dele, seu Dolorindo, foi presidente da entidade por 28 anos. Passou o cargo para o filho. Na parede que abriga os retratos dos presidentes da cooperativa, os dois estão lado a lado.
            Sob os cuidados de Possa e da equipe que o acompanha, a cooperativa modernizou-se, alcançando importantes conquistas e prêmios com seus produtos. A Cooperativa São João trabalha sempre com serenidade, honestidade e comprometimento com seu quadro de cooperados, dando suporte técnico de qualidade, buscando novos mercados e divulgando o nome pelo país, fazendo com que a comunidade e cooperados sintam orgulho da sua Cooperativa e continuem motivados a exercer a atividade no setor vitivinícola, complementou o presidente.
            Agricultor, como a maioria dos associados da Cooperativa São João, o esposo de Mariazinha Toso Possa e pai de Márcia Possa Busetti expressou seu sentimento com a homenagem. Minha família e eu estamos muito orgulhosos por esse reconhecimento. O título de Cidadão Emérito de Farroupilha nos mostra como é bom colher os frutos após tantos anos de comprometimento, dedicação e transparência. Essa honrosa homenagem consolida que estou no caminho certo como esposo, pai, avô e perante a administração de 464 famílias ligadas à Cooperativa, disse em entrevista ao jornal O Farroupilha.
           Na noite da homenagem, Possa, ao lado da esposa Mariazinha, ouviu os elogios verbalizados pelos representantes das bancadas da Câmara dos Vereadores. Todos foram unânimes em aprovar a indicação feita pelo vereador Fabiano Piccoli, do PT. Pedro Pedrozo, representando o prefeito Claiton Gonçalves na ocasião, declarou: A Câmara escolheu um ser humano especial para receber esta homenagem.
          Pelas palavras proferidas por Claudia Buttelli, que falou na tribuna em nome da Cooperativa São João, traços da personalidade e da gestão de Possa ficam evidentes. Também é bonito de ver e conversar com as pessoas que trabalham todos os dias a seu lado. A opinião geral é que nosso cidadão emérito é um homem forte, mas sensível; generoso, mas lúcido, que enfrenta as adversidades da vida com retidão e equilíbrio, buscando sempre soluções em sintonia com sua missão, sem arrogância ou medo. Por sua representatividade, faz parte da Diretoria da Associação de Moradores da Linha 80, sua comunidade, e é presidente da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha, iniciativas que sempre contemplam uma coletividade.

         Planos
         Pela coletividade, os negócios cresceram e os produtores associados passaram a ser bem-sucedidos. Hoje, a empresa ocupa um espaço imenso na Linha Jansen com seus tanques de aço inox para a produção de espumantes (Brut e Moscatel), de vinhos e de suco de uva em suas linhas Castellamare e San Diego.
         O presidente homenageado contou mais sobre os planos da Cooperativa para o crescimento resultante do trabalho integrado. Estamos investindo em novas tecnologias que facilitam o recebimento da matéria-prima (uvas) dos cooperados, pois sabemos que a mão-de-obra está cada vez mais escassa, e sempre melhorando os processos internos na elaboração dos produtos. Esses novos investimentos estão facilitando o trabalho do cooperado na sua propriedade fazendo com que se mantenha a qualidade da uva recebida. Também estamos implantando um sistema eletrônico de classificação das uvas, fazendo com que o cooperado fortaleça ainda mais a confiança na sua Cooperativa e se sinta confortável com a avaliação recebida no momento da entrega. Em contrapartida, o cooperado da Cooperativa São João também está fazendo investimentos em suas propriedades. Esse trabalho em conjunto possibilita o fortalecimento da Cooperativa e do seu cooperado para que ambos possam desenvolver as suas atividades de forma planejada e dinâmica, visando o crescimento e a prosperidade.
        Quando se nota o crescimento da Cooperativa e das famílias envolvidas nela, nota-se também muito trabalho. O mérito não vem por acaso, afinal trata-se de uma história que começou em 1931, quando um grupo de produtores de uvas deparou-se com a dificuldade de venda do produto e por isso reuniu-se para encontrar solução para o problema.
         E há mais disposição ao trabalho. Pretendo continuar me especializando na área vitivinícola, trabalhando para o bom desempenho e continuidade da Cooperativa, sempre buscando novas tecnologias para facilitar o trabalho dentro da Cooperativa e na propriedade dos cooperados. Essa parceria é que faz a diferença nos nossos produtos e conquista a satisfação dos nossos clientes, entregou o presidente.
        Dividindo o mérito da homenagem com todos os associados da Cooperativa São João, Possa finalizou sua participação na noite especial de forma peculiar. Desde cedo aprendi a agradecer a Deus pelas alegrias de minha vida e hoje peço que Ele continue me abençoando para que eu possa fazer o melhor pela cidade. Sempre é uma boa hora para fazer um brinde. Salute!.