73 anos de glórias
Brasil de Farroupilha comemora aniversário com otimismo e escolhe novo mascote

Aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 24, o jantar alusivo às comemorações do aniversário da SERC Brasil, que no dia 15 de janeiro, completou 73 anos de fundação. O evento foi realizado no salão da Sociedade Bela Vista e contou com as presenças do Presidente do clube, Flávio Daniel Cortiana, do Técnico Leandro Machado e alguns jogadores do elenco que disputará o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso 2012, além da imprensa local, ex-jogadores do clube e diversas autoridades municipais, entre eles o Prefeito Ademir Baretta. Também esteve presente a jovem Wendy Graliki, que irá representar Farroupilha na final do Garota Verão 2012.
Os recursos arrecadados com o jantar foram destinados para a torcida, já que este também foi alusivo ás comemorações do quarto ano da Torcida Jovem e do primeiro ano do Movimento Jovem. Após o cerimonial de abertura, o primeiro a subir no palco foi o Presidente Flávio. Com o hino do clube tocando ao fundo, ele disse:
“Este ano tivemos muitas dificuldades, mas graças a Deus conseguimos viabilizar a participação do Brasil no Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. Gosto de grandes desafios e agradeço aos jogadores que entenderam essa nova realidade do clube e aqui decidiram jogar. Penso também que estes jogadores acreditam que o Brasil possa ser uma alavanca para suas respectivas carreiras. Agradeço também ao Leandro Machado, um dos melhores treinadores do nosso Estado e talvez do país, que aceitou este desafio. E claro, não posso deixar de agradecer o Prefeito Ademir Baretta, que realizou o maior repasse da história do poder público para uma entidade esportiva. Este ano também tivemos a criação do Conselho Deliberativo, para aproximar ainda mais o Brasil da comunidade. Peço aos torcedores que se associem ao clube, pois somente com a entrada de recursos é que o nosso Gerente de Futebol, Doraci dos Reis poderá qualificar ainda mais o nosso elenco. Torcedor Rubro-Verde, 2012 vai ser o nosso ano, o ano do acesso. Vamos colocar o Brasil entre os grandes do futebol gaúcho, que é o lugar onde ele merece estar”.
Em seguida, o Supervisor de Futebol do clube, William Motta, apresentou o plano de sócios do Brasil para a temporada 2012. “Este ano os torcedores que quiserem se associar pagam 130 reais, podendo parcelar este valor em até cinco vezes, com direito a assistir todos os jogos do campeonato no Estádio das Castanheiras. Quem optar por não se associar, paga o ingresso ao custo de doze reais. O Brasil atualmente conta com três patrocinadores. O primeiro continua sendo a empresa Cortiana. O segundo é a Prefeitura Municipal. E o terceiro e mais importante patrocinador é o nosso maior patrimônio, a torcida Rubro-Verde. Torcedor, associe-se, vá ao Estádio das Castanheiras, pois somente com o seu apoio, com a sua torcida, com a sua alegria e o seu entusiasmo, é que os jogadores vão se sentir motivados e farão o melhor de si dentro de campo para ajudar o Brasil a conquistar seu maior objetivo”.
Em seguida, ainda com o hino do clube tocando ao fundo, uma sequência de fotos mostrando o passado e o presente do Brasil foram mostradas no telão. Logo após foi apresentado o atual elenco de jogadores, atleta por atleta, e por último, os candidatos à mascote do time, desenhados pelo cartunista Iotti, que seria eleito no decorrer do evento.
Os candidatos eram Rubrinho, torcedor fardado e que subdividia suas características humanas com a do kiwi, fruta típica da cidade, Luigi, torcedor fardado, porém com idade mais avançada, que recebia este nome em homenagem as primeiras famílias italianas que colonizaram o município, Gigante, literalmente um gigante, em homenagem ao hino do clube, onde este é identificado como sendo o “Gigante das Castanheiras”, Dragão, em homenagem a gloriosa década de 90, além de homenagear a extinta torcida “Dragões da Fiel”, que o clube teve nessa época, e o Castanheiro, torcedor devidamente fardado e com os cabelos formados por castanheiras, em homenagem ao estádio do Brasil, rodeado pela referida árvore.
Após o jantar, houve o sorteio dos prêmios do tradicional rifão, e após, foi anunciado o novo mascote do clube. Por maioria dos votos, o Dragão Rubro-Verde é o novo mascote do Brasil de Farroupilha.