Empate na estreia

Em uma das noites mais geladas do ano, Brasil-FA e Caxias ficam no 1 a 1 na abertura da fase decisiva da Divisão de Acesso 2016

ADROIR DA SILVA
adroir.ofarroupilha@gmail.com

Caxias e Brasil-Fa mediram forças na gelada noite de quarta-feira (8), no estádio das Castanheiras em Farroupilha. Num jogo muito truncado, com termômetro marcando apenas quatro graus, o Brasil saiu na frente, mas cedeu o empate já nos acréscimos.
O jogo começou sem grandes chances de gol, com ambas as equipes marcando muito no meio de campo e tentando algumas escapadas pelas laterais do campo. Aos sete minutos, o primeiro chute a gol do Brasil/FA. O volante Ceará arriscou de fora da área, mas pegou mal e a bola saiu fraca, sem preocupar o goleiro Marcelo Pitol.
Aos 15 minutos surgiu a primeira chance para a equipe visitante. Geninho tabelou com Cleiton, que dominou e finalizou à direita do goleiro Ismael. Aos 19 e equipe Grená novamente foi ao ataque, Gian chutou forte e o goleiro Ismael espalmou, mandando para escanteio.
A partir dos 20 minutos o Brasil melhorou na partida. Tocando bem a bola, criou algumas oportunidades, porém nenhuma possibilidade real de chegar às redes. Na melhor oportunidade, aos 29 minutos, após boa triangulação, Paulinho Araújo foi à linha de fundo e chutou cruzado, a defesa do Caxias conseguiu afastar. O primeiro tempo terminou assim, com as equipes preocupadas em não dar espaço para o adversário e com pouquíssimas chances para ambos os lados.
A segunda etapa começou com o Brasil pressionando. Michel, no primeiro minuto, após matar a bola no peito arriscou da intermediária, mas o chute saiu fraco e Pitol pegou sem dificuldades. Apesar do domínio, a primeira chance clara foi dos caxienses. Clebinho, aos 20 minutos, num rápido contra-ataque pela esquerda tocou para Marlon, o meia finalizou e a bola caprichosamente beijou o pé da trave. Jajá tentou o rebote mas o zagueiro Danilo Mendes afastou o perigo. Aos 35 minutos mais uma chance, desta vez foi o goleiro Ismael que salvou o Rubro-Verde. Marlon recebeu de Clebinho na cara do gol, o camisa 15 arrematou e Ismael operou o milagre.
Aos 38 minutos, o gol do Brasil. Evair cobrou falta na área e Danilo Mendes subiu mais que a defesa grená e de cabeça abriu o marcador.
O relógio marcava 21h50, eram 45 minutos do segundo tempo, o quarto árbitro já tinha levantado a placa dos acréscimos quando o Caxias chegou ao empate. Clebinho cobrou escanteio da esquerda, Nicolas raspou de cabeça e Ramon, no segundo poste, arrematou para o gol empatando o jogo.
Uma partida eletrizante! Assim o técnico Carlos Moraes definiu o empate nas Castanheiras. Não tem palavra melhor para definir a partida. A luta por espaço e pela bola foi muito grande. Sabíamos que seria assim, que o gol sairia no detalhe.
Foi um jogo muito parelho, não podemos reclamar. O quadrangular todo será assim, com as equipes trocando pontos. O que precisamos agora é buscar pontos fora, avaliou Elenir Bonetto, presidente do Brasil-Fa.
O time volta a campo no dia 19, quando enfrenta o Pelotas no sul do Estado.
O Brasil-Fa foi a campo com Ismael; Guilherme, Eduardo, Danilo Mendes e Paulinho Araújo; Ceará e Paraná; Jean Carlo, Michel (Diego Maceió) e Jean Dias (Evair); Matheus Guerreiro (Anderson Catatau). Já o Caxias atuou com Marcelo Pitol; Gian, Geninho, Lacerda e Juliano Tatto; Ramon e Rudiero; Diego Miranda (Marlon), Cleiton (Clebinho) e Nicolas; Jajá (Anderson Feijão).