Márcio Campos fica em 2º em Tarumã

Bicampeão e correndo “em casa”, Márcio Campos aponta economia de pneus como fator decisivo na terceira etapa do campeonato

Edson Junior venceu na manhã do último domingo no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), região metropolitana de Porto Alegre, a terceira etapa da temporada 2013 do Mercedes Benz Grand Challenge. A disputa foi intensa com o farroupilhense Márcio Campos da largada à última volta. Os dois chegaram a se tocar quando Campos tentou ultrapassar por fora na curva ao fim da reta dos boxes. Neto de Nigris manteve-se à frente do campeonato com o quinto lugar na etapa, chegando aos 48 pontos. Mas a diferença caiu para apenas quatro pontos em relação aos 44 do piloto da Sicredi Racing. A próxima disputa será no dia 18 de agosto, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP).

Saindo da primeira fila, Márcio Campos assumiu a ponta e a manteve até a volta 19. Perdeu a ponta no pit stop obrigatório, voltando à pista atrás do mineiro Edson Júnior. Fizemos uma parada muito conservadora, perdemos meio segundo em relação ao Edinho, avalia. Tentei recuperar o primeiro lugar, aproximei bem, pus do lado para passar pelo lado de fora no fim da reta, quando os carros se tocaram, coisa de corrida. Mas perdi muito com isso, continua Campos, bicampeão da categoria.

O toque na abertura da vigésima volta resultou em prejuízo ao piloto que leva as cores do Banco Sicredi. Ele saiu da pista entre as curvas 1 e 2. Consegui voltar, manteve a segunda posição, mas perdeu vários segundos e contato visual com o líder Edson Júnior. Forcei bastante, arrisquei também. Teve uma volta que quase perdi da traseira do carro na Curva do Laço, quase rodei, admitiu à equipe. O esforço resultou na aproximação do primeiro lugar. Ele começou a virar em média um segundo mais rápido nas voltas finais, fechando a corrida a 1,6 segundo do vencedor.

É claro, seria ótimo ganhar na frente da torcida. Por outro lado, pensando nas possibilidades somadas de duas corridas, Tarumã e Interlagos, este resultado de hoje pode até ser melhor para o campeonato, especula. Ele se refere a ter deixado de somar 20 pontos do primeiro lugar para marcar os 17 do segundo. Mas se livra de correr com 50 quilos extras previstos no regulamento no carro do vencedor para a prova seguinte, no próximo dia 18.
Com o lastro, não teria chances de uma boa colocação em Interlagos, que tem longas subidas e áreas de baixa velocidade com retomadas. Portanto, não teria chance de muitos pontos. Sem o lastro, passa à condição de forte candidato à vitória, conquistando 20 pontos, somando assim, idealmente, 37 em duas corridas. E em caso de vitória em São Paulo, iria à etapa seguinte, em Curitiba, com os 50 quilos a mais, numa pista onde o peso faz menos diferença que em Interlagos.