Paranaense fica com Título da Volta Ciclística

Murilo Ferraz Affonso, da Funvic & Soul Cycles, ficou com o título da 3ª edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul, encerrada no domingo (10) no Largo Carlos Fetter

A 3º Volta Internacional do Rio Grande do Sul foi finalizada no último domingo, 10, em Farroupilha no Largo Carlos Fetter. A competição reuniu 18 equipes, sendo oito estrangeiras, em uma disputa eletrizante por quase 800km, divididos em cinco etapas. Duas das quais finalizadas na cidade.

Com competidores de várias nacionalistas, a festa da vitória foi verde e amarela. Murilo Ferraz Affonso, paranaense, que havia assumido a liderança geral da prova após vencer a 1ª etapa, na quarta-feira (6), confirmou o título com o tempo de 19h12min09. Murilo integra um plano esportivo das Forças Armadas do Brasil e exerce a função de 3º sargento dentro da FAB (Força Aérea Brasileira).

Esta é a primeira vez que um brasileiro vence uma edição da Volta. Nas duas primeiras edições, o título ficou com estrangeiros. Em 2014 o primeiro lugar foi para José Rodrigues, do Chile, e em 2015, o equatoriano Bayron Guama foi o campeão.

O segundo lugar na geral ficou com Kleber Ramos, seguido por Alan Maniezzo. A vitória da etapa farroupilhense, a quinta, ficou com Jefferson Cepeda. O Brasil também comemorou outras duas grandes conquistas. Na disputa por equipes, a equipe Funvic & Soul Cycles, de São José dos Campos, sagrou-se campeã geral com o tempo de 57h40min4. Entre os atletas da nova geração, Endrigo Rosa, da seleção brasileira de ciclismo de estrada, faturou o título de campeão da categoria Sub23.

O presidente da Associação Farroupilhense de Ciclismo, Alexandre Broilo, fala sobre os benefícios que o evento trouxe para cidade. O evento foi um êxito, este ano tivemos a presença do diretor técnico da CBC que avaliou a receptividade gaúcha, sobretudo daqui da Serra e Farroupilha em especial, que ofereceu uma organização impecável, hotéis e gastronomia notáveis e acolhida pública calorosa. Esse evento foi transmitido pela rádio uruguaia Capital, pela ESPN Brasil na etapa de Farroupilha e pelos principais meios de comunicação esportiva. Sem dúvida alguma o Rio Grande do Sul e Farroupilha foram inseridos no contexto dos eventos de maior transcendência do continente, como mencionado pela própria Confederação Brasileira de Ciclismo, explica Broilo.