Problema com freios tira Márcio Campos da liderança do campeonato

Piloto farroupilhense termina etapa de Pinhais em nono. Punição a Edson Coelho dá vitória a Neto de Nigris

A segunda etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge teve um vencedor na pista e outro no resultado final homologado pelos comissários desportivos. Depois de 27 voltas, o mineiro Edson Coelho Júnior foi o primeiro a receber a bandeirada final na corrida do último domingo (23) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). A vistoria técnica, contudo, acabou desclassificando o piloto da RSports, que largou da pole-position.

A desclassificação de Coelho Júnior pelos comissários desportivos foi decorrência do relatório dos comissários técnicos responsáveis pela vistoria – eles auferiram medidas irregulares das entradas de ar inferiores frontais do carro número 99 do piloto, apontando desacordo com o especificado pelo item 6.3.h do regulamento técnico da categoria. Com isso, o paulista Neto de Nigris, segundo no resultado de pista, foi declarado vencedor.

De Nigris, piloto da De Nigris-Gramacho, é o novo líder do campeonato. O primeiro lugar na tabela de pontos era do gaúcho Márcio Campos, da Sicredi Racing, que terminou a etapa paranaense em nono lugar. Foi uma corrida bem complicada para nós, e o resultado dessa dificuldade foi a perda da liderança do campeonato. Foram vários fatores que atrapalharam a gente aqui, agora o trabalho é para voltar ao primeiro lugar, expôs o gaúcho.

Terceiro colocado no grid, Campos caiu para sexto na largada. Errei, resumiu, assumindo a responsabilidade pela perda de posições. Levando 50 quilos de peso extra no carro, efeito do Troféu Bigorna que aplica o lastro ao carro vencedor da etapa anterior do Mercedes-Benz Grand Challenge – havia sido primeiro colocado na corrida do Anhembi, em São Paulo (SP) –, o gaúcho deu início a uma corrida de recuperação, buscando posição de pódio.

Campos já vinha em terceiro e tentava a ultrapassagem sobre Coelho quando o ABS do sistema de freios parou de funcionar. A equipe viu depois que estourou o retentor do rolamento da roda e vazou graxa no sensor do ABS, que parou de funcionar. Na hora foi complicado, cada frenagem era um drama. O carro começou a travar as rodas e, com isso, tive um pneu furado. Aí, com um pit stop para trocar o pneu, a chance de pódio acabou, lamentou.

O problema com o ABS deixou Campos em décimo lugar – a punição a Coelho o fez subir para nono. Ele passa a ocupar o terceiro lugar na tabela de classificação do campeonato, a dez pontos do líder De Nigris e um atrás do paulista Rubens Tilkian, que ficou em segundo na etapa paranaense. A terceira etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge será disputada no dia 28 de julho no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).