Aplausos à cultura e aos nossos artistas

Três personalidades do município receberam o Certificado Destaque Cultural 2018

Uma noite destinada à Cultura e aos artistas farroupilhenses. A Câmara Municipal, em Sessão Solene, concedeu a três personalidades do município o Certificado Destaque Cultural 2018. Os homenageados foram escolhidos por um colegiado composto por membros da Comissão Parlamentar de Educação, Conselho Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo de Farroupilha.

Instituído no ano passado, o Título premia os esforços de artistas farroupilhenses que alcançaram relevantes atuações artísticas. Este ano os escolhidos foram: o Grupo Fêmina, representando a dança; Leandro Ávila e Família, na música e o Nei Tempi del Filó, na categoria folclore.

Em sessão, os artistas mostraram um pouco de seus trabalhos aos vereadores e público presente. Os parlamentares parabenizaram os Destaques Culturais deste ano e enalteceram a importância de incentivar os artistas que utilizam sua arte como profissão.

O trio entra na recente lista de artistas já homenageados com o título Destaque Cultural. Em 2017 os escolhidos foram: Ronda Charrua (dança), Pedro Pedrozo (folclore), Nômade Coletivo (misto), Dolores Maggioni (literatura) e Coral Tramontina (música).

Grupo Fêmina

Sob a direção de Fabiana Corá, são dezenas as bailarinas que integram o tradicional Grupo de dança do município. A Fêmina alcançou em 2017 o feito de apresentarem-se na Disney, EUA, o que se repetiu neste ano com nova apresentação no Disney Performing Arts.

Nei Tempi del Filó

Com canções, trajes e gastronomia típica dos italianos, o grupo é reconhecido por manter viva esta tradição, entretendo os turistas e repassando esta cultura para as futuras gerações. O Nei Tempi tornou-se uma associação em 2002, possuindo uma sede própria em 2007, em sua história, destaca-se a produção do curta Coisas que a Serra Fala, protagonizado por dois dos 40 membros, o casal Expedito e Natália Copelli.

Leandro Ávila e Família

Ligados ao Santuário de Caravaggio desde 2010, a família Ávila harmoniza as liturgias das missas durante a semana no Santuário. Sua forte ligação religiosa levou Leandro, em 2013, a ser o único gaúcho a apresentar-se na Jornada Mundial da Juventude, evento em que contou com a presença do Papa Francisco.