Cidades gaúchas com padrão igual às das Escandinávia

Pesquisa mostra municípios gaúchos com índice de distribuição de renda europeu

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou esta semana uma pesquisa que mediu a distribuição de renda no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo. Dentre as 10 melhores cidades brasileiras, oito são gaúchas e cinco delas estão bem próximas a Farroupilha. Cidades de padrão norte europeu, tomando por base municípios escandinavos.

Das oito cidades, sete são de colonização alemã, o que pode explicar os altos índices de desenvolvimento, tendo em vista o perfil dos seus imigrantes. Elas, da mesma forma, localizam-se no Vale do Caí. São José do Hortêncio é a cidade brasileira número 1 pelo índice do Gini, ou seja, o município, mais igualitário, o de menor desigualdade de renda, com o índice de 0,28. Tem um pouco mais de quatro mil habitantes, a grande maioria de origem alemã, localizada no vale do Caí e que tem a taxa de analfabetismo de somente 1%. Lá, praticamente todos os cidadãos, com mais ou menos renda, estudam em escola pública até o Ensino Médio.

As cidades do Sul são menos desiguais em parte porque a população costuma ser mais educada, a desigualdade educacional costuma ser menor. São populações mais homogêneas, disse à revista Exame Rafael Osório, técnico do Ipea especialista em estudos de distribuição de renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *