Defesa Civil registra 17 mil pessoas afetadas pelas chuvas no Estado

Número de desabrigados diminuiu para 2.860; levantamento anterior registrava 3.069

O grande volume de chuvas ocorrido nos últimos dias no Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões dos vales do Taquari, Rio Pardo e Paranhana, atinge, agora, após estabilização, o Vale do Rio dos Sinos e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 10h desta quinta-feira (29), 14.375 famílias estão desalojadas, sendo 8 mil em São Leopoldo. Até essa quarta-feira, o número de desalojados no município era de 300 pessoas.

O número de desabrigados, no entanto, diminuiu para 2.860 (era de 3.069 no levantamento anterior). Ao todo, 17.654 pessoas em todo o Estado foram atingidas pelas chuvas. O governo do Estado montou um esquema especial, até domingo, para atendimento das famílias afetadas e monitoramento da situação na Região Metropolitana e no Vale do Rio dos Sinos.

Desde quarta-feira, nenhuma cidade diferente foi incluída entre as atingidas pelas intempéries, mantendo o número de 33 municípios afetados pelas chuvas. O alto volume do Rio Jacuí, que está 14 metros acima do nível normal, mantém as autoridades em alerta. No Vale do Caí, o último boletim também registra deslizamento de encosta em três municípios, que atingiu 29 residências.