Hora do Planeta 2018
Consciência gera responsabilidade e o mundo está mais consciente a respeito da necessidade dos cuidados necessários para a preservação do
Consciência gera responsabilidade e o mundo está mais consciente a respeito da necessidade dos cuidados necessários para a preservação do planeta. Tanto é que desde 2007 acontece a mobilização para a conscientização sobre as mudanças climáticas. A Hora do Planeta, um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF, realizado no mundo todo.
Para participar deste movimento, no próximo sábado, 24 de março, às 20h30, desligue as luzes e os equipamentos elétricos da sua casa por uma hora! Uma atitude simbólica de apoio e compromisso com a defesa do meio ambiente.
No ano passado, foram apagados 3 mil monumentos em 187 países. Em nosso país, 250 mil pessoas participaram da Hora do Planeta em 145 cidades e 600 monumentos foram apagados, segundo dos dados do site oficial do movimento.
Neste ano, 300 monumentos no país já confirmaram participação e terão desligamento como a Fonte do Parque Ibirapuera, em São Paulo; o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Bondinho, no Rio de Janeiro; o prédio da Câmara dos Deputados em Brasília, entre outros.
Eventos estão sendo programados pelo Brasil todo para este horário de desligamento das luzes.
A Hora do Planeta 2018 também conta com a parceria da Associação Nacional de Escoteiros, que apoia a campanha há vários anos. Em Farroupilha, o Grupo de Escoteiros Rouxinol da Serra promove o Fogo de Conselho Hora do Planeta e convida a comunidade para participar da cerimônia na sede do grupo, especialmente ambientado para o evento com tochas e fogueira, ao redor da qual haverá manifestações dos jovens do grupo.
Os escoteiros em todo país tiveram uma semana de atividades pré-Hora do Planeta, aproveitando a simultaneidade da data com o Fórum Mundial da Água, ocorrido- pela primeira vez – no decorrer desta semana no Brasil.
Em Farroupilha, os principais assuntos envolvendo a água do planeta foram tratados no I Fórum Municipal da Água, realizado ontem, 22 de março, na Câmara de Vereadores da cidade. O evento teve programação gratuita e aberta ao público.
A estratégia da Hora do Planeta, a partir deste ano, está voltada para a relação dos nossos hábitos com as mudanças do clima e seu impacto na biodiversidade. A ONG WWF divulgou um relatório, nesta semana, mostrando que – se nada for feito em relação às emissões de gases de efeito estufa – até o final do século, mais de 50% das espécies de plantas e animais do mundo estarão sob risco de extinção local.
Mudança climática, biodiversidade, água. Consciência e atitude são instrumentos que podem mudar o mundo.
*Endereço do Grupo de Escoteiros Rouxinol da
Serra: Rua Ludovico Merlin, 129, Bairro São Luiz