Preço da uva é mantido, mas produção será menor
Presidente do STR de Farroupilha argumenta que a safra é de excelente qualidade

O preço de comercialização da uva do produtor para a indústria deve continuar o mesmo. O valor deve permanecer em R$ 0,57 o quilo, como no ano passado. O preço médio é calculado com base na produção da uva Isabel (15°), mas varia conforme a variedade. Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, Josecarla Signor, o goveno garantiu a manutenção do preço, embora a tabela sugerida pelo setor ainda não tenha sido publicada oficialmente.
Já em relação à qualidade da fruta, a expectativa é ótima, embora a quantidade deva ser menor. Tudo indica que será uma safra de excelente qualidade, com diminuição de quantidade – em cerca de 20% com relação ao ano passado -, mas com qualidade bem superior, comenta. Ela ressalva, entretanto, que tudo deve depender das condições climáticas dos próximos dias. Agora é importante que não chova muito. A chuva é importante, mas precisa ser equilibrada, analisa.
Segundo dados divulgados pela Embrapa Uva e Vinho e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Rio Grande do Sul produziu 620 milhões de quilos no ano passado. Desta quantidade, Farroupilha foi responsável por 65 milhões de quilos, o que equivale a 10,5% da produção gaúcha. Com a previsão da redução de 20%, a produção estadual deve ser de aproximadamente 556 milhões de quilos (viníferas e comum).
A matéria completa você confere na edição impressa da última sexta-feira.