Prefeitura recolhe mais de 12 toneladas de lixo eletrônico

Aqueles que não puderam descartar seus equipamentos obsoletos na primeira campanha de recolhimento de lixo eletrônico de 2013, terão ainda três oportunidades ao longo do ano

No último sábado a Secretaria do Meio Ambiente recolheu cerca de 12 toneladas de lixo eletrônico no Largo Carlos Fetter. Ao todo, sete caminhões caçamba ficaram lotados de calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, copiadoras, CPUs, estabilizadores, impressoras, roteadores, notebooks, entre outros equipamentos.

Na terça-feira, a empresa Otser Comércio de Resíduos e Sucatas Ltda., de Campo Bom, veio a Farroupilha buscar os materiais para encaminhá-los à reciclagem. Segundo o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente, Odilon Tesser, cerca de 80% dos equipamentos foram descartados por pessoas físicas, e 20% por empresas do município. O recolhimento foi um sucesso. Só temos a agradecer a população pela participação, ressaltou ele.

Também foi recolhido e encaminhado à empresa responsável um passivo deixado pela administração anterior, de acordo com o diretor-geral da SMA. Segundo Tesser, o montante de equipaPrefeitura
recolhe mais de 12 toneladas de lixo eletrônico mentos obsoletos resultou em mais uma carga de materiais. Os antigos computadores estava depositados na Pedreira Municipal.

Outras três datas para recolhimento de lixo eletrônico já estão definidas. As coletas estão agendadas para os dias 18 de maio, 24 de agosto e 30 de novembro, no Largo Carlos Fetter, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Dessa forma, Tesser alerta que aqueles que não puderam levar seus equipamentos obsoletos no último sábado, devem aguardar as próximas datas, não colocando os materiais nos containers de lixo comum, pois se trata de um material que precisa de uma destinação específica devido aos componentes eletrônicos.