A opinião dos candidatos – Cultura
O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos sobre seus planos para a área cultural na cidade. Confira as propostas Ademir

O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos sobre seus planos para a área cultural na cidade. Confira as propostas
Ademir Baretta – PMDB
O apoio ao desenvolvimento da área cultural em nosso próximo governo vai receber grandes e importantes investimentos. Eles estarão concentrados, principalmente, em investimentos nas áreas físicas, ou seja, a construção de locais onde eventos culturais possam ser realizados.
Estes investimentos justificam-se por não termos ainda em Farroupilha, um local adequado para abrigar as manifestações culturais de nossa gente. Temos muitos artistas amadores, em todas as áreas culturais, que não têm espaço para mostrar sua arte.
Para alavancar estas manifestações culturais nosso plano de governo prevê a construção de uma concha acústica junto ao Largo Carlos Fetter com capacidade para cerca de 2000 expectadores. Esta concha terá um palco artístico para apresentações culturais e de entretenimento.
Ainda na área central da cidade , na rua 11 de Dezembro, vamos implantar a rua coberta. Será um local amplo, moderno, ao abrigo de intempéries, arquitetonicamente projetado para abrigar todo o tipo de eventos cultural, desde a feira do livro até shows musicais.
No plano de governo também constam a modernização da biblioteca pública municipal, a construção da cancha de rodeios para os nossos tradicionalistas terem um local adequado para o culto à cultura rio-grandense.
Vamos também dar sequência a programas atuais de apoio às manifestações culturais, apoiando artistas, ampliando eventos já existentes, como a Feira do Livro, a Semana Farroupilha.
Claiton Gonçalves – PDT
Farroupilha sente o desaculturamento de ações, vivido nos últimos anos nas áreas de cultura, esporte e lazer. A promessa de construção de um Centro de Cultura contendo teatro, oficinas culturais de música, dança, canto, pintura, com espaço para ensaios da Banda e do Coral Municipal e etc, não passou de uma simples promessa de campanha do então candidato e atual prefeito. Nos últimos anos a lacuna vem sendo preenchida por outras entidades, que por sinal tem se saído muito bem.
O município, em que pese, não ser o único responsável por promover as ações referentes à cultura, esporte e lazer não deve jamais abrir mão da sua responsabilidade em ser o fomentador de tais ações. Essa participação se dá através de ações diretas (Banda e Coral Municipal, Feira do Livro, Semana da Cultura e etc.) e indiretas, através de parcerias com entidades promotoras culturais.
Nossas propostas para a Cultura são criar um Espaço Cultural, contemplando as mais diversas artes como música, teatro, dança, literatura, canto, pintura e etc. Criar também o Conselho, o Fundo e a Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
Vamos reestruturar as instalações físicas da Biblioteca Pública Municipal, bem como ampliar o acervo bibliográfico e modernizar o sistema de pesquisa.
Iremos ampliar e modernizar as bibliotecas das Escolas Municipais e incentivar a criação do Parque de Rodeios com os Grupos Tradicionalistas.
Vamos criar a Rua Coberta.
Glacir Gomes – PV
Para se buscar uma melhor qualidade de vida, o poder público deve viabilizar aos cidadãos para que tenham opções de integração e facilidade de acesso a locais de cultura e de lazer. Criar locais para eventos é uma necessidade para o porte e potencial de nossa Cidade. Primeiramente devemos oportunizar aos jovens locais em que possam praticar musica, teatro e artes. Isso vai fazer com que as famílias também se integrem. Os clubes e os salões paroquiais de um modo geral são amplos locais que normalmente não estão sendo utilizados na sua plenitude.
Temos como meta imediata criar locais para as famílias e os jovens se reunirem. Como transformar em Rua Coberta a Ângelo Antonello com WCs na praça da bandeira, que sejam limpos, iluminados, com Segurança e com mais Bancos. A própria praça da prefeitura que já tem uma boa freqüência em dias de clima propício poderia ter uma cobertura para também abrigar pessoas em dias de chuva. Locais para caminhar, jogar ao ar livre. Uma Ciclovia e uma pista de caminhadas junto aos Trilhos, do bairro Industrial até o Bairro São José. Somos a favor de se melhorar o acesso ao santuário a pé e de bicicleta. Dar maior incentivo aos CTGs da Cidade, pois são importantes centros de cultura e de tradicionalismo.
Dar retorno ao Cidadão e não ao Político de profissão é uma solução eficaz, um principio básico, pois as necessidades serão atendidas com naturalidade, teremos assim assegurado uma qualidade de vida repleta de lazer e cultura.