A opinião dos candidatos – Prioridades na Economia
O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos: Qual o setor da Economia de Farroupilha que deve receber uma atenção maior

O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos: Qual o setor da Economia de Farroupilha que deve receber uma atenção maior no próximo governo? Confira as respostas:
Ademir Baretta – PMDB
O setor da economia farroupilhense que receberá uma atenção especial em nosso governo será o das micro e pequenas empresas. Na realidade, esta prioridade já vem sendo dada neste governo. Vale lembrar que por projetos de apoio aos pequenos empreendedores recebemos o Prêmio Sebrae/RS de Prefeito Empreendedor. Isso significa que no Rio Grande do Sul estamos na vanguarda no apoio a este segmento de nossa economia. Quando fala-se em apoio a micro e pequena empresa deve-se incluir aí também o apoio ao empreendedor individual, o empresário individual. Para estes, consta em nosso programa de governo, a criação de uma incubadora empresarial. Será um imóvel onde disponibilizaremos a estes empreendedores módulos individuais, por um determinado tempo, para que ele inicie ou dê continuidade a seu empreendimento já existente sem pagamentos de aluguel, condomínio, energia elétrica. Por meio da secretaria municipal de Finanças Públicas vamos apoiar e ampliar o trabalho para a formalização de mais empresários individuais. Ainda relacionado às micro e pequenas empresas, vamos ampliar o trabalho do Agente de Desenvolvimento, que já está operando e cuja existência está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. E ainda colocamos como prioridade no setor de desenvolvimento econômico a criação de um loteamento para sediar empresas farroupilhenses.
Claiton Gonçalves – PDT
Os setores econômicos do nosso município (indústria, comércio, serviços e agricultura), terão no nosso governo uma atenção especial. É obvio que cada um deles tem a sua importância e as suas particularidades. Merecerá especial atenção o Turismo, tanto no que se refere ao apoio à iniciativa privada, bem como às ações diretas da prefeitura. Entre estas ações, destacamos a construção de uma ciclofaixa para Caravaggio, na revitalização do Parque da Imigração Italiana de Nova Milano, na conclusão do asfalto para o Salto Ventoso com a criação do Parque Temático, nos melhoramentos da infraestrutura do Parque dos Pinheiros e na biorrecuperação do Parque Santa Rita. Quanto à Indústria, nosso Programa de Governo contempla várias ações no sentido da ampliação do emprego e da renda, tais como: implantação de um novo Distrito Industrial Sustentável, a construção de um Berçário Industrial, a desburocratização e agilização da entrega de alvarás e apoio às Micro, Pequenas e Médias empresas. Em relação ao comércio destacamos as demandas sobre Turismo (vide ao lado) e Segurança, destacando a criação do Conselho Gestor de Segurança Pública, da Guarda Municipal e a manutenção e ampliação do monitoramento de câmaras de vídeo. Na Agricultura, destacamos o asfaltamento de 24 km de estradas no interior, a reativação das subprefeituras e na concessão de subsídio da utilização de máquinas e o patrolamento e encascalhamento do acesso a todas as propriedades rurais. Finalmente, dizemos da importância destes setores, pois empregam mais de 25 mil postos de trabalho.
Glacir Gomes – PV
A cidade, pelo potencial econômico já alcançado ao longo dos anos, precisa continuar projetos de sucesso e dar uma maior atenção na Saúde, Segurança, Lazer, Cultura e Meio Ambiente. Na Saúde, diminuir filas das cirurgias e exames, aumentar o número de leitos hospitalares, investir mais na Medicina Preventiva, dar maior atenção aos hipertensos, diabéticos, asmáticos e a obesidade, pode-se evitar muitas doenças. Resolver a demora dos resgates de pessoas. Teremos segurança só com mais ajuda para as polícias e concedendo residências para vincular o maior número de policiais na PMDBcidade. 1% do orçamento resolve 95% da criminalidade. Temos experiência e competência para fazer o melhor na área e no PROERD. Cultura e lazer: criar locais de encontro de famílias e jovens com opções de integração e facilidade de acesso para caminhar, andar de bicicleta, jogar ao ar livre, ter eventos, praticar música, teatro e artes. Fazer cobertura na praça da Prefeitura com WC e na Rua Angello Antonello com WC na Praça da Bandeira. Meio Ambiente: buscar parcerias com pessoas comprometidas e qualificadas. Reciclar todo o lixo. Criar plano de arborização urbana. Incentivar o uso de água da chuva nos prédios e escolas para fins de limpeza e irrigação. Criar Novas áreas de Preservação. Aparelhar e treinar o pessoal responsável pela poda das árvores. Incentivar Cooperativas de produtores orgânicos, bem como controlar o uso de agrotóxicos, propondo leis mais rigorosas na venda e aplicação dos mesmos.