Agradecimentos e futuro nas palavras deles

Eleitos senadores, deputados estaduais e federais. Aqui no Rio Grande do Sul, segundo turno para governador e no país, para presidente. Passado dois de outubro, o que dizem os ex-candidatos regionais sobre as eleições e sobre o futuro?

Glória Menegotto

“Disposição para trabalhar, mãos limpas e muito conhecimento do Poder Legislativo”. FOTO: Franciele/Studio Dal Monte

Concorreu a deputada federal, ficou como suplente com 12.131 votos.
“Estive rodeada de pessoas prósperas e dedicadas na campanha. Foram muitas pessoas me ajudando, trabalhando por mim – muitas vezes, sem eu sequer saber. Por isso eu me considero uma vencedora. Nós somos vencedores!
Saímos fortalecidos das urnas. Em nível municipal o nome está sendo cogitado para concorrer à prefeita. Em âmbito federal irei trabalhar pela nossa região e pelo Estado para atrair investimentos e resolver problemas que demandam maior atenção, especialmente defendendo as pautas da saúde, habitação e infraestrutura, junto à bancada do partido.
Quero agradecer do fundo do meu coração a todos vocês que me ajudaram a chegar nesse resultado de suplente ao Congresso. Seja na urna ou na rua, falando de mim, todos fazem parte desta história. Porque eu não fiz estes 12.131 votos sozinha. Esse resultado é uma corrente de pessoas que acreditam na política e confiam que podemos ter um futuro melhor. E nós tentamos. E vamos continuar tentando. Vamos ficar atentos, acompanhar o trabalho de quem foi eleito pelo nosso voto. A nossa luta não pode parar!
E nas próximas eleições podem contar com a Glória Menegotto para deputada federal novamente!
Bora que bora que foguete não tem ré”.


Carlos Cruz

Concorreu a deputado estadual, ficou como suplente com 1188 votos.
“Em verdade foi uma experiência única e de muito aprendizado. Para uma pessoa desconhecida até então politicamente em Farroupilha e que nunca se candidatou a nenhum cargo eletivo, conseguir, no nosso entendimento, uma boa votação em Farroupilha é um sinal muito positivo e de mudanças que estão por vir e demonstrou que há espaço político para quem quer fazer a diferença junto a população de Farroupilha, como é nosso caso.
Importante também salientar que fiquei como suplente. Ainda a soma de todos os votos válidos no nosso Partido União Brasil aqui no RS, incluindo os meus, fez com que 3 (três) colegas deputados estaduais vencessem e mais 01 (um) deputado federal. Em nível nacional elegemos 57 colegas deputados federais e ainda temos 13 (treze) senadores.
Estou recebendo inúmeras mensagens de apoio e carinho da população de Farroupilha neste momento. Quero agradecer a Deus, em meu nome e da minha família, pelo carinho e apoio da população de Farroupilha.
Meu futuro político está nas mãos da nossa população. Muito Obrigado”.


Fran Somensi

Tentou a reeleição como deputada estadual, ficou como suplente com 23.615 votos.
“Nossa campanha foi pautada no trabalho que realizamos nesses três anos e oito meses de mandato e nas propostas que temos principalmente para a área da Saúde. Rodamos mais de 14 mil quilômetros Estado afora, prestando contas do nosso trabalho para a população e pedindo apoio para reeleger esses projetos que deram certo. Nós levamos a Farmácia Solidária para 42 municípios gaúchos e poderíamos chegar a mais de 100 num segundo mandato. Isso geraria para o Estado e para a população mais de R$ 240 milhões por ano em doações de medicamentos. Mas, principalmente, iria propiciar o acesso ao tratamento de forma gratuita para milhares de pessoas em todo o Estado.
Na área da saúde trouxemos mais de R$ 20 milhões para Farroupilha, novas habilitações e serviços que já estão atendendo a população.
Quanto ao resultado, infelizmente tivemos uma eleição novamente polarizada ao extremo. As pessoas não perguntam mais o que você fez ou fará, querem saber se apoia Lula ou Bolsonaro. Os resultados mostraram isso.
Os candidatos que dispararam nos votos são bolsonaristas ou apoiadores de Lula. Muitos candidatos de centro ou centro direita como é o nosso perfil, mesmo com muito trabalho apresentado, tiveram dificuldades. Mesmo assim tivemos uma excelente votação diante deste cenário, com uma campanha limpa, leve e propositiva fizemos 23.615 votos, mais de 8 mil votos de crescimento em relação a 2018.
Em Farroupilha, fui a candidata mais votada com 9.394 votos, o que repete a aceitação e credibilidade no trabalho realizado.
Agora vou continuar tocando meus negócios. Sou proprietária de duas farmácias, uma em Bento Gonçalves, uma em Farroupilha. Como sempre digo, a política não pode ser uma profissão, não podemos depender da política para sobreviver. Nós temos que servir à população, com políticas públicas voltadas para as pessoas. É esse valor que sempre carregamos conosco e que norteia o nosso trabalho.
Independente do resultado das eleições, se viermos a ocupar uma cadeira na Assembleia ou não, vamos continuar nossa luta pela saúde, pelo acesso mais ágil e facilitado para a população. Por mais leitos de UTI, por mais exames e consultas especializadas, pela unificação dos sistemas de saúde, que hoje não se conversam e claro, pela expansão e criação de uma grande rede da Farmácia Solidária”.


Thiago Brunet

Concorreu a deputado estadual, ficou como suplente com 12.605 votos.
“Gostaria de agradecer a todos farroupilhenses que confiaram na nossa campanha e que depositaram nas urnas esse sentimento.
Foi uma experiência incrível conhecer um pouco mais as pessoas e suas necessidades. Esse conhecimento que adquirimos nestes últimos meses sobre o funcionamento da nossa política e da nossa sociedade, sem dúvida, foi o maior ganho que obtivemos.
Preciso fazer um agradecimento especial aos militantes voluntários que fizeram parte dessa caminhada. Foram capazes de fazer uma campanha limpa, respeitosa e cheia de princípios. Sinto um imenso sentimento de gratidão a cada um de vocês.
O futuro quem define não sou eu e sim aquilo que nossa sociedade e Deus coloca no nosso caminho. Tenho muito gosto pela política e pelas causas sociais e isso farei sempre com muita dedicação e entusiasmo pelo resto da minha vida”.