Câmara homenageia Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São Vicente Mártir

Em sessão solene, a importância das instituições religiosas foi exaltada

A fé ganhou ainda mais espaço na última semana de novembro dentro da Câmara de Veradores de Farroupilha, que homenageou, em 25 de novembro, os 89 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja Matriz) e os 109 anos da Igreja São Vicente Mártir. Exaltando a importância das instituições religiosas da cidade, o vereador Tiago Ilha falou pela casa legislativa e em seguida, os padres Carlos Bertotti e Gilmar Paulo Marchesini ocuparam a tribuna.

Padre Carlos Bertotti, da igreja São Vicente Mártir, pediu para que um membro da paróquia, Benjamin Bet, fizesse os agradecimentos, que incluíram o destaque às festas da comunidade religiosa do bairro Nova Vicenza. “Os moradores não medem esforços para o bem comum e se dedicam voluntariamente aos diversos serviços pastorais. Realizamos duas festas por ano e contamos com um salão grande, com capela própria e um campanário com o sino puxado por cordas, à moda antiga. Agradecemos aos padres que passaram por lá, que contribuíram com sua fé e trabalho para a formação da nossa comunidade”, ressaltou o orador em nome do padre Bartotti.

Padre Gilmar também fez seus agradecimentos. “Estamos nos preparando para celebrar os 90 anos da nossa paróquia em 19 de maio de 2025! Muito obrigado a Deus por toda esta bela história que as nossas igrejas construíram em Farroupilha, por tudo de bom que as paróquias puderam semear. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus é um verdadeiro cartão postal para a nossa cidade e agradeço a todos que estenderam sua mão para termos essa igreja maravilhosa, que é o verdadeiro sustento da nossa fé e que segura firme seu objetivo de ser um templo para evangelizar”, disse padre Gilmar, que ainda ressaltou a palavra esperança, atribuindo a ela tudo que possa continuar fazendo com que a igreja seja símbolo de comunhão entre as pessoas.

Padre Gilmar encerrou seu pronunciamento citando Rubem Alves: “´É preferível morrer no meio do voo do que nunca ter tido a coragem de voar´. Nossos antigos souberam voar e nós, o que vamos fazer no futuro? Que tenhamos a vontade de fazer da igreja o momento de construir verdadeiros sinais de vida em todos os lugares onde estivermos”. O Secretário de Obras Argídio Schimidt representou o prefeito Fabiano Feltrin na ocasião.

As igrejas

Igreja São Vicente Mártir:

  • Sua construção iniciou em 1907, seguindo modelos de Igrejas rurais do Vêneto (Itália) sendo ela finalizada e inaugurada oito anos depois, em 29 de junho de 1915. As melhorias não cessaram com a inauguração, havendo contantes melhorias no pavimento, altares e na aquisição de um harmônico. A tradicional festa de São Vicente Mártir ocorre no mês de março.

Igreja Sagrado Coração de Jesus:

  • Sua instalação iniciou em 1919, em razão da concentração de pessoas na época que se estabelecia no local em virtude a Estação Férrea. A obra foi concluída em 19 de maio de 1935 tendo a benção do Cônego João Meneguzzi, vigário de Caxias do Sul e a presença do primeiro prefeito Municipal do município, Armando Antonello.